O presidente da comissão distrital de eleições convocou a imprensa na manha desta quinta-feira para divulgar os resultados parciais das eleições autárquicas na vila de Nyamayabwe.

0

O presidente da comissão distrital de eleições convocou a imprensa na manha desta quinta-feira para divulgar os resultados parciais das eleições autárquicas na vila de Nyamayabwe.
Benigno Foloma disse que a vila autárquica de Nyamayabwe teve um nível de abstenção de 25%, % considerada aceitável comparando com as ultimas eleições autárquicas.
Na Vila autárquica de Nyamayabwe mais de 9 mil potenciais eleitores foram inscritos nos cadernos eleitorais destes 4404 votaram na Frelimo, 159 no MDM e 1816 na Renamo (resistência nacional de Moçambique).
Face a estes resultados matematicamente se forem a ser validados pela comissão nacional de eleições, Alberto Salifo Amade candidato da Frelimo vai dirigir os destinos da autarquia nos próximos 5 anos.
Foloma disse que decorre neste momento o trabalho de requalificação dos votos considerados nulos em número de 419 e 158 votos são brancos.
Com 6 assembleias de votos e 14 mesas instaladas o presidente da Comissão distrital de eleições disse que o processo de votação nesta vila autárquica decorreu sem sobressalto pese haver registo de tumultos que não causaram vítimas nas mesas instaladas na EP de Maendacujo para dispersar os manifestantes era preciso usar a forca que foi obrigada a disparar para manter a ordem nas mesas.
Mesmo com este incidente o Presidente da comissão distrital de eleições faz um balanço positivo do processo ressalvando que os munícipes devem aguardar com serenidade a divulgação definitiva dos resultados nos próximos tempos.
Recorde se que estava organizada uma marcha de vitoria do partido Frelimo nesta quinta-feira 11.10.2018 mas informações de ultima hora indicam que a marcha ficou adiada.
Rescaldo das eleicoes autarquicas na vila de Nyamayabwe
Jonas Dzinga apartir desta autarquia.

Share.

Leave A Reply