8 PESCADORES PODEM RESPONDER EM TRIBUNAL POR VIOLAÇÃO DE VEDAS COMUNITÁRIAS NO DISTRITO DE IBO.

0

Oito (8) pescadores do distrito de Ibo, em Cabo Delgado, serão responsabilizados criminalmente por terem sido flagrados há dias, a pescarem num local de veda temporário de polvo, estabelecido pelas comunidades de pescadores das ilhas do Ibo e Matemo.
Segundo Assane Mussa, do parque das quirimbas no Ibo, os mesmos foram encontrados a pescar depois de violar as boas de delimitação durante uma ronda de fiscalização na qual o Administrador Adjunto do PNQ Naúngi Ntave fazia parte.
O barco e o material de pesca foram confiscados de imediato pelas autoridades do Parque.
Por sua vez, o proprietário do barco, Ussene Aiúba, nega a responsabilidade do acto, alegando não ter ordenado o grupo de pescadores para a pescar no local da veda e que na sua opinião a infracção deve ser responsabilizada ao comandante da embarcação.
No entanto, o Chefe das Operações do Comando da PRM do distrito do Ibo, disse que ambas as partes devem ser responsabilizadas, pois é também obrigação dos proprietários dos barcos monitorar e assegurar que as suas embarcações sejam legalmente usadas.
A Procuradora do Distrito do Ibo, Fátima Escludes defende ser urgente do prosseguimento legal para a tramitação deste processo ate ao seu desfecho no tribunal.
De lembrar que a iniciativa das vedas de Songossawe e Muanacombo em Matemo foram re-demarcadas no dia 1 de Março de 2018, depois da sua abertura em Dezembro de 2017 onde havia sido capturado mais de 4 toneladas de pescado, com destaque peixe e polvo.

Share.

Leave A Reply