Até fim deste semestre água potável de Nyamayabwe passa a ser gerida por privado

0

Pretende se com esta iniciativa criar maior dinamismo na componente de abastecimento de agua potável aos munícipes desta autarquia segundo disse o vereador de urbanizacao no conselho municipal da vila de Nyamayabwe.

Odelio Arcadio disse que a primeira fase de lançamento de concurso na cidade de Maputo para a contratacao de um gestor privado falhou não havendo concorrente o que obrigou o conselho municipal gerir o sistema ate ao presente momento.

Para o efeito será num futuro não muito distante lançada de novo o concurso para se apurar o gestor privado que passara a gerir o sistema.

O sistema de agua montado na vila municipal de Nyamayabwe tem a capacidade de reter 300 mil litros cúbicos no tanque de apoio e 150 mil litros cúbicos estando a abastecer a agua potável a cerca de 8000 habitantes desta autarquia e conta neste momento com 10 fontenárias publicas, 900 ligações domiciliarias contra 300 da sua capacidade real.

Arcadio diz que happy wheels neste momento o conselho municipal já não esta atender os pedidos de novas ligações ate que apareça um gestor privado que poderá facilitar reabrir os tanques de quartel e do estacão ferroviária que possibilitara fazer o cobro a todos os munícipes.

O outro problema que o conselho municipal esta a enfrentar e a fraca colecta de receitas para fazer cobro as necessidades do sistema como e no caso de pagamento da corrente eléctrica e manutencao do próprio sistema.

Das 900 ligacoes 25% tem honrado com regularidade o seu comprimisso de pagamento de facturas de agua facto que obriga o conselho municipal fazer adendas para pagar a energia que ronda nos últimos meses em 75 a 80 mil meticais por mês contra os 40 ou 45 mil meticais que são colectados mensalmente.

E desafio do sector reabilitar os tanques de quartel e estacão ferroviária para que a agua chegue a todos os munícipes da autarquia.

Por Jonas Dzinga

Share.

Leave A Reply