No distrito de Macomia 23 mil pessoas vão beneficiar registo gratuito durante uma campanha de 3 meses

0

No distrito de Macomia, no centro da provincia de Cabo Delgado, 23 mil cidadãos vão beneficiar de registo de nascimento gratuito durante o periodo de 01 de setembro a 30 de novembro do corrente ano, durante uma campanha organizada pelo governo e seus parceiros, cujo lancamento foi realizado na aldeia Liukwe na localidade Nguida, pela admnistradora Joaquina Nordine.
Discursando no lançamento, a administradora de Macomia, Joaquina Nordine, apelou a população em particular os pais e encarregados de educação, para acompanhar os seus filhos de zero a 14 anos uma vez os de 15 anos para frente fazem pessoal, para obterem a cedula pessoal gratuita.
A Administradora de Macomia explicou que o registo documentado faz parte de um direito assegurado pela legislação moçambicana para gozo pleno da cidadania, acrescentando, que igualente o governo providência registo gratuito durante os primeiros 120 dias de vida.
˶A partir do memento que a criança ou qualquer cidadão fica registado, ai assegura o exercício pelos dos seus direitos da cidadania, pois como vocês tem visto que nas escola bem como outras instituições sempre e em primeiro lugar é solicitado o documento˵.
Joaquina Nordine explicou que em caso da ausência de um dos encarregados de educação, também está permitido que o encarregado presente faça o registo da criança para permitir que ela goze o direito de ter documento.
˶O que o governo espera é que nos próximos dias, todos os cidadãos do nosso distrito tenham documentos, neste caso a cédula, porque o objectivo é acabar com indivíduos, incluindo adultos sem documentação ˵
Entretanto, a conserrvadora Fátima Sefo Machude explicou que a medida tomada pelo governo, pretende garantir que todos os cidadaos residentes no distrito de Macomia, tenha de forma facil o acesso aos documentos de identificacao civil.
̋Espera-se que a medida possa reduzir a situacao de ainda existir crianças e outras pessoas adultas que na vida nunca tiveram documentos pessoais porque nós ainda temos recebido pessoas adultas que reclamam não ter tido documento desde que nasceram-disse˝.
Segundo a conservadora do registo civil de macomia regista em media 10 à 20 adultas que chegam pela primeira vez solicitar documentos iniciais, no caso da cedula, embora nos ultimos anos tenham sido fitas duas campanhas de registo civil de nascimento gratuitas.
Fátima Sefo Machude fez saber o trabalho de registo civil gratuido a ser desenvolvido durante os tres meses vai ser guiado por 12 brigadistas devidamente formados que formam brigadas moveis e fixas, que irao circular todos os 4 postos administrativos do distrito de Macomai.
Por sua vez, Romao nampunde, cidadao residente na aldeia Liukwe, saudou a iniciativa do governo e seus parceiros porque segundo ele vai minimizara procura de doumentos.
Estamos satisfeitos por esta iniciativa de o governo dar documentos as pessoas-disse.
A campanha de registo de nascimento gratuito decorre lema Registar as crianças é promover a realização dos seus direitos.

Share.

Leave A Reply