Para aumentar consciência sobre a proteção das tartarugas marinhas, WWF lança na vila do Ibo, campanha “Eu salvei uma tartaruga” .

0

O Fundo Mundial para Natureza – WWF, no quadro das acções em curso no arquipélago das Quirimbas, lançou a margem do workshop sobre proteção das tartaturas marinhas, realizada na vila de Ibo a 17 de julho, uma campanha direcionada as comunidades locais denominada “Eu salvei uma tartaruga marinha.”

O Oficial de Educação Ambiental naquela organização Mário Fumo, explicou que a campanha consiste no salvamento duma tartaruga marinha, presa numa rede por exemplo, a ser feita por qualquer pessoa desde que prove através de evidências (imagens, testemunhos) entre outras formas a libertação duma tartaruga, onde em troca será lhe atribuida uma camisete.

“ A campanha visa passar a mensagem que tartarugas vivas têm mais valor vivas do que mortas.O WWF dispõe de muitas camisetes aqui no escritório de Ibo para oferecer todos aqueles que se tornarem amigos de tartarugas marinhas. Isto significa reconhecer as comunidades de pescadores que salvarem as tartarugas nessa região. Mais do que salvar a Tartaruga é o contributo que cada um traz na conservação particularmente por estarmos dentro de um Parque e área de conservação.” -disse.

Segundo o responsável pela campanha Mário Fumo, a campanha que inicia em Agosto próximo pretende dinamizar as campanhas de educação ambiental para consciencializar as comunidades sobre o valor da tartaruga no ambiente marinho do parque nacional das Quirimbas, onde segundo estudos, a população daquele espécie esta criticamente ameaçada.

De acordo com a fonte, os resultados esperados depois da campanha pretendem tornar público, a necessidade de proteção da população das tartarugas na área de conservação do arquipélago das Quirimbas, bem como as leis que penalizam todos aqueles que de forma intencional matam as tartarugas marinhas.

O Fundo Mundial para Natureza, estima que em cerca de mil tartarugas que nascem, apenas uma tem a probalidade de chegar a idade adulta, dai a necessidade de actualmente fazermos esforços de salvar a espécie. Isto, devido a várias ameaças que actualmente correm, principalmente por causa da acção intencional humana.

Share.

Leave A Reply