Ministro dos combatentes escala Macomia em visita de trabalho

0

O ministro moçambicano dos combatentes Eusébio Lambo escalou este sábado o distrito de Macomia para visita de trabalho, onde dentre várias actividades, manteve um encontro com combatentes na vila sede.
No colóquio com os libertadores da pátria, aquele membro do governo central, apelo a preservação história do país e dos locais históricos. Apelou igualmente para o aumento das áreas de produção bem como o desenvolvimento de actividades de rendimento.
Eusébio Lambo, trabalhou igualmente nos distritos de Mueda, Nangade, Muidumbe e cidade de Pemba, onde igualmente auscultou as preocupações dos combatentes, bem como resposta de algumas aquietações.
Por sua vez, os combatentes de Macomia, pediram alocação de tractores para aumento da produção, aceleração dos susbsídio de morte e fixação das pensões, alocação do fundo da paz bem como alegadas cobranças ilícitas para acesso happy wheels da sua reforma e emprego dos filhos.
O ministro moçambicano dos combatentes, disse que as preocupações serão encaminhadas em fóruns próprios, contudo o governo esta apostado resolução dos combatentes já inscritos, uma vez actualmente não há novas inscrições.
Na ocasião os Combatentes ficaram a saber que o governo esta depender do orçamento do estado para financiar os projectos e que o subsidio de morte agora esta descentralizado a província.
Segundo Guido Mapshipissa director nacional adjunto do fundo da paz no país existem mais de 169 mil combatentes já inscritos e que o financiamento dos seus projectos depende mais fundos e organização dos beneficiários em associações.
No âmbito do fundo daz em 2015, aquele sector receber 300 milhões de meticais, valor insuficiente para financiar os projectos ate aqui remetidos.

Share.

Leave A Reply