Para dar resposta a falta de emprego na juventude, IFPELAC gradua 90 jovens no distrito de Palma.

0

O Instituto de Formação Profissional Estudos Laborais Alberto Cassamo de Cabo Delgado, graduou a 30 de junho findo na sede do distrito de Palma, a norte da provincia 90 jovens de ambos os sexos, dos quais 50 formados em técnicas de pesca e 40 em teorias e práticas em processamento do pescado.
A formação dos jovens que igualmente receberam kits com diversos materiais como redes de pesca, barbatanas, balancas, bacias entre outros, para execução dos conhecimentos, endraqua-se nos esforços do governo e seus parceiros na busca de soluções para a falta de emprego nos jovens a luz do programa de competências para emprego e produtuvidade em paises de baixo rendimento, materializado com apoio da Organização Internacional do Trabalho -OIT, sob financiamento da Agência Koreana de Cooperação Internacional- KOIKA.
Falando na ocasião, o Coordenador Nacional do Programa de Competências para Emprego e Produtuvidade em paises de baixo rendimento, materializado em parceria com organizacao internacional do trabalho, Joao Horacio Guilichane disse que a medida visa reduzir a taxa de desempregro na camada jovem.
O Representante do Delegado Provincial do Instituto de Formação Profissional Estudos Laborais Alberto Cassamo de Cabo Delgado, Juvêncio Augusto, destacou as oportunidades que se dá aos jovens, o governo pretende reduzir as assimetrias existentes, contudo salienta que o saber fazer torna importante para ageração de rendimento.
O administrador de Palma Davide Machimbuko, apelou aos jovens beneficiarios a usar correctamente os materiais para aumentar a produção, evitando a venda no estrangeiro, uma vez num futuro breve, o distrito terá maior numero de empresas que serão um bom mercado.
Os 90 jovens formados em técnicas de pescas e processamento de pescado, selecionados no posto sede e Quionga e estão organizados em associações, ou seja, os 90 jovens constituem 4 associações locais nomeadamente Bahate, Epha Kazi, Akuna Kulala e Umodja, estao satisfeitos e assumem que tudo farão para aplicar os conhecimentos.
Entretanto, a Presidente do Conselho Distrital da Juventude em Palma Zura Sacuro, considera duma boa oportunidade e desafia aos jovens para implementar os conhecimentos para melhoria das suas vidas.

Share.

Leave A Reply