Representantes de vários sectores encorjam PQN a seguir com a candidatura à reserva mundial da biosfera

0

Representantes de vários estratos sociais em Cabo Delgado, encorajam a direcção do Parque Nacional das Quirimbas, a seguir com acções tendentes a submissão daquela área de conservação à primeira reserva mundial de biosfera no pais, através da UNESCO, organismo das nações unidas para educação, ciência e cultura.
A manifestação neste sentido, foi expressa no dia 20 de Junho na cidade de Pemba, durante uma consulta pública, organizada pelo Parque Nacional das Quirimbas e UNESCO, na qual participaram, representates de várias instutuições, incluindo das comunidades onde o parque faz parte nomeadamente, Montepuez, Macomia, Ancuabe, Ibo, Metuge e Quissanga.
Falando à jornalistas momentos depois da consulta, o Director Provincial de Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Izidine Opressa, salientou que o governo espera que a proposta seja aprovada par atrair mais investimentos e projectos sustentáveis nas comunidades dentro e a volta do parque das quirimbas.

O represente residente da UNESCO em moçambique Mussa Janfar explicou que o processo de consultoria decorre a bom ritimo e que tudo esta sendo feito, para garantir que a proposta seja remetida a aprovação em Junho do proximo ano.

Por seu turno, o administrador do Parque Nacional das Quirimbas Albino Nhusse, disse que, se a área de conservação for aprovada a reserva mundial de biosfera, haverá ganhos para o pais, que será reconhecido a nivel internacional, assegurando que há potencialidades para responder os requisitos da candidatura.

Entretanto, os lideres comunitarios e membros de gestao de recursos naturais presentes, comprometeram-se a divulgar as comunidades sobre a candidatura do parque das quirimbas, a reserva mundial da biosfera.
A ser a provada, o parque nacional das quirimbas, à reserva mundial das biosfera, será a 1ᵃ área de conservação no pais e fara parte da lista de 621 reservas em 120 paises do mundo.

Share.

Leave A Reply