RÁDIO COMUNITÁRIA DE MONAPO CELEBRA HOJE O SEU DÉCIMO ANIVERSÁRIO

0

Foi há 14 de Fevereiro de 2007 que foi emitido pela primeira vez o sinal da Rádio Comunitária de Monapo, um empreendimento inserido no centro multimédia local, iniciando uma história que viria a se tornar de lealdade entre os comunicadores e os ouvintes.

A rádio foi instalada durante a segunda fase do projecto de instalação dos centros multimédia em Moçambique e a gestão foi alocada a Associação Watana, uma organização de base comunitária sediada naquele distrito da província de Nampula.

A rádio sobrevive através dos serviços prestados pelo CMC, tal é o caso de cursos de informática, cópias e provisão de serviços de internet, assim como também de anúncios e vendas de espaço na rádio, bem como as parcerias, algumas criadas localmente com organizações não governamentais que operam no distrito, assim como as parcerias criadas pelo FORCOM – Fórum das Rádios Comunitárias de Moçambique, organização pela qual a rádio está filiada.

A rádio tem ainda outros parceiros, um deles é o CAICC – Centro de Apoio a Informação e Comunicação Comunitária, que integra a rádio em programas de treinamento, intercâmbios e assistência dos pontos focais, linha verde e helpdesk.
A celebração dos 10 anos da rádio comunitária de Monapo acontece numa altura em que a mesma enfrenta desafios enormes como outras, mas não deixa de desenvolver o seu papel tão importante, que é “comunicar, formar e informar a comunidade”.

A população refere que a rádio constitui um momento impar para a comunidade do Distrito de Monapo, uma vez que a população desta urbe, considera a rádio como o ponto de dar e receber informações de interesse público.

Num inquérito realizado em directo no dia 13 de Fevereiro de 2017, os ouvintes referiram que as emissões chegam em perfeitas condições e sentem-se por isso satisfeitos. Eles recomendam que a rádio deve apostar mais nas informações locais.

Ouvimos o coordenador, Hélder Caetano que referiu acreditar “que as formações que temos estado a participar e as réplicas tem elevado a qualidade do Serviço que prestamos a comunidade. O nosso desafio agora é aumentar mais as receitas e adquirir instalações próprias, uma vez que funcionamos em instalações emprestadas pelo governo local”.

A rádio comunitária de Monapo venceu o concurso: “Usando a Lei do Direito a Informação para Servir a Comunidade” e por duas vezes, teve uma colaboradora a vencer o premio: “Mulheres Mais Presentes nas Redes Sociais”, ambos promovidos pelo CAICC.

Share.

Leave A Reply