POPULAÇÃO DA ALDEIA LUMUAMUA NO POSTO ADMNISTRATIVO DE MUCOJO BENEFICIA TRÊS SALAS DE AULAS CONVENCIONAIS.

1

A População da aldeia Lumuamua, no posto administrativo de Mucojo, distrito de Macomia, beneficiou há dias de três salas de aulas convencionais, uma latrina dupla e uma cisterna, construídas pela Fundação NEMA, uma Organização Não Governamental Inglesa, que explora potenciais turísticos em Goludo, uma acção inserida no âmbito da sua responsabilidade social.
Falando no acto de entrega que foi testemunhado pela administradora de Macomia Joaquina Nordine e outros quadros do governo distrital, o Director da Fundação NEMA, Gustavo Dias, explicou que a iniciativa visa canalizar os benefícios que as comunidades têm da exploração dos seus recursos.
Gustavo Dias que considera que aquelas salas de aulas vão aumentar o efectivo escolar, anunciou haver mais iniciativas de género naquela região do distrito de Macomia, para melhorar a vida as comunidades locais.

Por sua vez, a administradora de Macomia, Joaquina Nordine mostrou-se satisfeita pelo apoio da fundação NEMA e salientou que o gesto vai materializar os objectivos do plano estratégico 2012-2016 do sector da educação, como também melhoria da qualidade de ensino e acesso a educação.

Joaquina Nordine, pediu aos pais e encarregados de educação a levar na escola as crianças com idade escolar e fazer tudo para manutenção daquela infra-estrutura.

Os populares da aldeia Lumuamua, prometem que tudo farão para manter aquelas infra-estruturas, permitindo que durem mais tempo e disseram estar sensibilizados para levar os seus educandos a escola.

Já o Director do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia de Macomia Germano Albino Malapende, salientou que as salas de aulas de Lumuamua vão por fim o estudo debaixo das mangueiras, apontando que aquela escola que até 2015 era sala anexa a Ep1 de Messano passou para primária com recursos humanos já afectos.

Por sua vez, o Director da Escola Primaria de Lumuamua José Arame disse estar satisfeito e espera que haja boa assimilação da matéria e bons resultados, prometendo que tudo fará para que todos sejam responsáveis na manutenção das salas.

O acto de entrega de três salas de aulas na Aldeia Lumuamua em Mucojo, foi um momento de muita festa e alegria, tendo sido manifestado por momentos culturais de mulheres e crianças que cantaram e dançaram de forma eufórica.
A Ep1 de Lumuamua matriculou para 2016, 178 alunos da 1ª a 5ª classe que serão leccionados por três docentes.
Esta não é a primeira vez, que a fundação NEMA de Goludo Lodge cumpre as suas acções de responsabilidade social no posto administrativo de Mucojo.

Por: Amade Abubacar

Share.

1 Comment

  1. E muito lovado o trabalho em apoio que a fundacao Nema vem desenvolvendo. Em todas areas por ela focaliza.
    continuem assim pois ainda necessitamos muito do vosso apoio . brgado Mussa Inssa de aldeia Naunde. Actualmente estudante Universitario.

Leave A Reply