Especialistas em Redes Sociais aconselham às Rádios Comunitárias a usar Facebook para atrair ouvintes

0

O historiador e comunicador Egídio Vaz encorajou às rádios comunitárias a “alinhar os seus objectivos e usarem as suas páginas de Facebook para atrair ouvintes”.

Para Vaz, “o segredo está em que toda a equipa deve estar motivada e convencida sobre a participação da rádio nas redes sociais”. Durante a sua conversa com representantes de 15 rádios comunitárias, Egídio Vaz aconselhou-lhes a ir no terreno e interagir com os seus seguidores e ouvintes para saber quais são os conteúdos nos que estão interessados. “Antes estava preocupada com os likes da nossa página mas agora sei que a minha preocupação deve ser o engajamento”, disse Ir. Idalina, da Nova Radio Paz, após a conversa.

Os mesmos participantes tiveram a oportunidade de interagir com Ricardo Peruchi, jornalista brasileiro experto em redes sociais. Com Peruchi, a conversa esteve focada nos conteúdos. Os jornalistas mostraram-se preocupados com a democratização da mídia e perguntaram a Peruchi como as rádios comunitárias podiam ser mais livres nas suas publicações num contexto politizado como o moçambicano.

A esta provocação, Peruchi motivou aos jornalistas a escolher as suas causas e buscar aliados internacionais para preservar a sua segurança. Esta actividade teve lugar em Nampula inserida no Curso Básico de Redes Sociais organizado em parceria com o DIALOGO pelo Programa Para Fortalecimento da Mídia, que é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional, e implementado pela IREX.

Share.

Leave A Reply