Mais cinco furos de água para Chigubo

0

UM total de cinco furos de água está a ser construído no distrito de Chigubo, província de Gaza, para solucionar o problema da seca que afecta mais de 15 mil pessoas naquela região a norte da província de Gaza.

Com efeito, a esposa do Presidente da República, Isaura Nyusi, inaugurou ontem um sistema de abastecimento de água na localidade de Undlopfu, que se prevê que venha beneficiar 320 famílias daquela zona e áreas circunvizinhas.

O sistema de abastecimento é composto por dois depósitos com a capacidade de 10 mil litros cada, um sistema painéis solares, torneiras e um bebedouro com capacidade para 7,2 metros cúbicos de água para abeberamento do gado.

Espera-se que o furo venha ainda beneficiar um universo de 301 bovinos, 392 caprinos e 287 ovinos. A infra-estrutura custou 1.8 milhão de meticais desembolsados pela Direcção Provincial de Economia e Finanças de Gaza.

Àquele sistema de abastecimento de água, juntam-se outros em construção em duas aldeias do posto administrativo de Dindiza e em outras duas do posto administrativo de Chigubo-Sede.

A primeira-dama, Isaura Nyusi, disse que a inauguração daquela infra-estrutura reflecte o esforço do Governo central e local na provisão de melhores happy wheels condições de vida para a população, pelo que devem ser conservados.

“As adversidades relacionadas com a seca e inundações superam a intervenção humana, pelo que as acções em curso vêm para minimizar os efeitos dos desastres naturais. Queremos apelar ao bom uso desta fonte para que sirva as gerações futuras”, apelou.

A população de Undlopfu agradeceu os esforços do Governo em prover água para consumo humano, abeberamento dos animais e irrigação dos campos agrícolas, facto que vem reduzir as distâncias percorridas para aceder a uma fonte daquele líquido.

Refira-se que as secas cíclicas que afectam a região, caracterizadas pelas irregularidades das quedas pluviométricas e a incidência das altas temperaturas, afectam perto da metade da população do distrito.

Actualmente, o distrito possui 33 fontes de água operacionais equipadas maioritariamente por bombas manuais e uma parte pequena munidas de bombas eléctricas, com destaque para painéis solares.

Um relatório do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) avança que nas fontes subterrâneas existentes se constatou que os níveis de salinidade são, na maior parte dos casos, superiores aos recomendados pelo Ministério da Saúde no que se refere à qualidade da água para o consumo humano.

Share.

Leave A Reply