Maior envolvimento de jornalistas pode reduzir o tráfico de raparigas em Moçambique

0

Mais de 20 jornalistas participaram de um treinamento sobre o tráfico de pessoas, oferecido pelo MSP, que teve lugar em Nampula, na semana passada. “Quando nós reportamos sobre o tráfico de meninas, colocamos todos em alerta”, comentou a repórter da Rádio Moçambique, Deolinda Moreira, uma das participantes.

De acordo com o relatório da Save the Children, muitas mulheres e crianças são traficadas diariamente de Moçambique para a África do Sul e para outros países vizinhos, para alimentar a indústria do sexo ou como empregadas domésticas em condições de exploração. “Os números mostram que estamos diante de uma nova forma de escravidão, que está longe de terminar”, disse Zaquias Juma, da Rádio Comunitária happy wheels de Nangade, enfatizando a necessidade de agir para resolver a questão. Através do treinamento, os participantes foram equipados com conhecimentos específicos, ferramentas e abordagens que ajudarão na elaboração de novas pautas.

O programa de formação tem como objectivo fortalecer as habilidades dos jornalistas para produzirem mais e melhores histórias sobre o tráfico de pessoas, com foco nas raparigas, objectivando a prevenção de casos de tráfico. “Já tenho ferramentas específicas para ajudar os colegas na cobertura dos casos de tráfico”, concluiu Zaquias Juma. O Programa Para Fortalecimento da Mídia é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional e implementado pela IREX.

Share.

Leave A Reply