Passos para a criação de uma Pesquisa de mercado

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O mercado actual exige que as empresas obtenham uma quantidade maior de informações e com mais qualidade para que tenham condições de competir. Isso ocorre devido a mudanças nas necessidades dos clientes, os quais se tornam a cada dia mais sofisticados. As decisões não podem mais ser baseadas em intuições, opiniões ou por escolhas aleatórias, isso aumenta muito os riscos das operações da empresa, a empresa deve formar suas estratégias e tomar decisões com base em factos, sendo assim as informações obtidas pela pesquisa de mercado são essenciais para a manutenção da empresa de forma competitiva.

A pesquisa de mercado é uma ferramenta focada na obtenção de dados precisos e relevantes para a identificação de problemas ou oportunidades para a empresa, assim esta pode traçar suas estratégias e tomar decisões que mantenham a competitividade, pois permite que a empresa esteja sempre alinhada às novidades do mercado e às necessidades dos clientes.

A pesquisa utiliza o método científico, já que os dados obtidos são para testar alguma hipótese. Além disso, esta deve ser totalmente imparcial para que os resultados sejam precisos e reflictam uma situação real.

O processo de pesquisa de mercado é bem sistematizado, cada fase deve ser bem planeada e bem documentada, a segmentação usual desse processo é feita em seis etapas: definição do problema; desenvolvimento de uma abordagem; formulação da concepção de pesquisa; trabalho de campo ou colecta de dados; preparação e análise dos dados e preparação e apresentação do relatório.

• A definição do problema é a primeira fase do processo de pesquisa de mercado e como tal, é o momento de se levantar a finalidade da pesquisa, o que será necessário obter e qual será o uso dos resultados.

• Desenvolvimento de uma abordagem é a fase em que se decidem quais métodos e práticas serão utilizados na pesquisa.

• Formulação da concepção de pesquisa, deve-se detalhar os procedimentos que serão utilizados, fazer pesquisas qualitativas, definir as variáveis, elaborar um questionário, definir como será feita a mensuração das análises, quem e quantos serão os entrevistados e determinar como será realizada a análise dos dados.

• Faz-se a colecta de dados, quando necessário, seja por entrevistas pessoais, por telefone, correio ou internet.

• Preparação e análise dos dados, ou seja, deve-se editar os dados obtidos de forma que eles transmitam informações sobre o problema, em seguida essas informações devem ser armazenadas.

• Por fim, acontece a preparação e apresentação do relatório, assim todo o processo realizado e as informações obtidas devem ser organizadas e registadas em um relatório, o qual deve contribuir prontamente ao processo decisório, também deve ser feito uma apresentação para a gerência com o objectivo de esclarecer melhor os resultados obtidos, para isso deve-se utilizar tabelas, gráficos e ilustrações.

http://www5.eesc.usp.br/saate/index.php/saate/Aplicar-a-T%C3%A9cnica/Pesquisa-de-mercado

Como Realizar uma Pesquisa de Mercado

A pesquisa de mercado é uma actividade importante para qualquer empresa.
1. Determine seu mercado-alvo
Um mercado-alvo é o grupo ou grupos de pessoas para o qual você estará a promover, publicitando e, finalmente, vender o seu produto. Para encontrar seu mercado, você deve começar respondendo algumas perguntas simples:
• Quais são os dados demográficos da área em que você está competindo?
• Quem vai comprar o seu produto com base no preço?
• Qual é a faixa etária?
• Homens ou mulheres (ou ambos)?
• Eles são solteiros ou casados? Eles têm filhos?
• A que tipo de estilo o seu produto está relacionado? É uso diário, específico para épocas do ano ou para actividades específicas?

2. Faça com que o gestor e o pesquisador de Marketing definam o problema cuidadosamente e entrem em acordo sobre os objectivos da pesquisa.

3. Faça com que o pesquisador ajude o gestor a definir o problema e sugira maneiras para que a pesquisa possa ajudar o gestor a tomar a melhor decisão.

4. Pegue os dados colectados e analise-os. Procure descobrir os grupos específicos no âmbito do mercado que você vai perseguir activamente, como clientes e compradores.

5. Desenvolva um plano para juntar informações eficientemente.

6. Apresente o plano para os gestores de Marketing.

7. Oriente o gestor de Marketing a pesquisar os custos do plano de pesquisa antes de aprová-lo.

8. Assim que você descobrir seu mercado-alvo, faça um esforço para chegar a este grupo e descobrir o que eles pensam sobre o seu produto. Este é o coração da pesquisa de mercado, e há muitas maneiras de fazê-lo.

A pesquisa qualitativa é mais exploratória e casual. É uma boa maneira de descobrir os tipos de impressões e necessidades que as pessoas têm sobre o seu produto ou serviço, mas não é estatisticamente representativa. Os métodos incluem grupos de discussão e entrevistas em profundidade. Você poderia ir a um campo de basquetebol e perguntar aos jogadores o que eles acham do anúncio de jornal/TV/Rádio e do logótipo/gingle/spot que você projectou para a sua loja de desporto.

A pesquisa quantitativa obtém estatísticas sólidas, sobre as quais você pode basear seus planos financeiros. Pesquisas podem ser feitas por telefone, pessoalmente, pelo correio ou online. A chave para conseguir uma boa pesquisa é obter uma amostra aleatória, verdadeiramente representativa do seu mercado-alvo.

9. Ao concluir a pesquisa, as descobertas têm de ser analisadas e interpretadas. Os resultados podem ser interpretados em gráficos e tabelas.

10. Por último, o gestor de Marketing tem que apresentar bem os resultados e tomar suas decisões após a pesquisa. Este é um passo muito importante, pois ele é levado em consideração para futuras decisões. Isso é conhecido como teste do produto.

11. O teste de produto pode ser feito quando você tiver um produto e quiser testá-lo com as pessoas. Por exemplo, dar às pessoas amostras de biscoitos doces feitas com duas receitas que você está considerando. Deixe elas levarem para casa sua nova vassoura e a pá para ver se funcionam com o tipo de piso que elas têm.
Dicas
Às vezes, há mais de um mercado-alvo. Encontrar novos mercados é uma óptima maneira de expandir o seu negócio.
• Se você não tem um orçamento grande, procure primeiro por relatórios grátis e disponíveis na internet. Também procure relatórios que foram publicados pela sua associação industrial ou em revistas especializadas (revistas para maquilhadores profissionais, encanadores, fabricantes de brinquedos plásticos, produtores de cereais, etc.).

• Você pode conseguir universitários locais para fazerem sua pesquisa como um projecto de aula. Entre em contacto com o professor que ensina pesquisa de Marketing e pergunte-lhe se têm um programa desse tipo. Você pode ter que pagar uma pequena taxa, mas será menos do que para uma empresa de pesquisa profissional.

• Se você estiver tomando decisões que vão-lhe dar prejuízo se você estiver errado, invista em um consultor profissional de pesquisa de mercado. Obtenha ofertas de alguns.

http://pt.wikihow.com/Realizar-uma-Pesquisa-de-Mercado

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