Mocambique, a Vontade de Existir

0

Moçambique, a vontade de existir
Universidade pedagógica delegação de Massinga abre ano académico dois mil e quinze com pouco mais de mil e seiscentos estudantes.

Sob lema: Moçambique, a Vontade de Existir, a Universidade Pedagógica Delegação de Massinga abriu na manha desta sexta-feira as portas para o início das aulas do presente ano académico dois mil e quinze, numa cerimónia orientada pelo Delegado provincial de Ciência e tecnologia de Inhambane em representação do Governador Agostinho Trinta.
Para o presente ano académico a UP – Massinga inscreveu quinhentos e noventa e dois estudantes, passando a contar com um universo de mil e seiscentos estudantes entre primeiro a quarto anos respectivamente, segundo André Gulube director daquele estabelecimento de ensino superior em Massinga.
A UP – Massinga em dois mil e catorze graduou dois e dezanove licenciados e para presente ano letivo espera graduar trezentos licenciados com destaque para o ensino de física a distância.
Gulube disse ainda que a UP Massinga adquiriu setenta e cinco computadores ligados a internet como forma de viabilizar o processo de happy wheels aprendizagem dos mil seiscentos estudantes. A UP Massinga vai abrir mais dois centros em Mabote e Inhassouro como forma de providenciar um ensino aos jovens e funcionários que se encontram naqueles distritos que distam a mais de 350 quilómetros do Distrito de Massinga.
De recordar que Massinga foi o primeiro Distrito de Moçambique a receber uma Delegação da Universidade Pedagógica, fugindo assim as capitais provinciais que ate 2008 altura em que Massinga recebeu a UP eram privilegiadas.
Moçambique, a vontade de existir, que possibilidade existente através da educação a distancia tema que marcou o início das aulas na UP Massinga ministrada pela doutora Alice Freia que destacou a necessidade de envolvimento de cada um na construção de Moçambique.
Para a construção de Moçambique não se deve olhar para o regionalismo, línguas nem etnia de proveniência de cada um mas deve se ter vontade de construir um Moçambique uno divisível e de todo o seu povo disse Alice Freia oradora da primeira aula na UP Massinga dois mil e quinze.

Por: Mucale AP

Share.

Leave A Reply