A propósito da ODEBREICH vs Aeroporto Internacional de Nacala Porto

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A maior obra do ano encarregue a Odebreich em Moçambique é o Aeroporto Internacional de Nacala Porto, obra esta que pode ser de igual considerada como sendo a excelente obra ao longo de 10 anos da Governação do Presidente Armando Guebuza. Contudo, há feitos erróneos na mesma empreitada, feitos não revelados oficialmente, estes que ao invés de se assumir serem 80% de execução, tornou-se público que são 95%.

A demais há erros de construção cujos quais, Moçambique herda tal como a casa química (sistemas de esgoto) ainda não foram perfeccionados pois, as actuais águas negras ainda não tem destino certo estando populares da Baia de Naherenque, residencial Libelula e arredores, a receberem-nas provisoriamente a caminho da beira-mar.

Houve fissuras / rachas por duas vezes nas placas de estacionamento de aeronaves. A actual por lá ultima e recentemente estendida é duvidosa, mesmo pelos técnicos que implantaram as duas primeiras.

A Odebreich leva consigo, o único especialista em capturar serpentes Africanas. Durante a sua estadia, ele não treinou algum outro para lhe substituir. A mata que se encontra em redor do referido aeroporto é recheada de cobras perigosas e de todos os tamanhos, estas que desde há muito tempo, happy wheels chegam a se arrastar até a pista. Aliás, pensou-se em veda-las ou isola-las com uma espécie de relva apropriada mas no final, a ideia caiu em terra.

Uma das duas viaturas de corpo de salvação pública é da 3ª mão pois, até então arranca depois de “chantar” a bateria. Os operadores das mesmas acreditam que ela tenha sido trocada algures, dentro do país.

No referido aeroporto não tem parking para bombeiros e muito menos única terminal de cargas.

E há mitos quanto as inaugurações: No dia 13 de Dezembro, o Presidente Guebuza vai mais uma vez a inaugura-lo. Contudo, o primeiro voo da companhia LAM – TM160 que levou 50 min directo, de Maputo a Nacala Porto levando consigo jornalistas de diferentes órgãos de Comunicação Social para a testemunharem, foi o segundo pois o primeiro voo de inauguração, explorando toda a pista do referido aeroporto foi efectuada no período de campanha eleitoral para a eleição de PR e Deputados da AR, pelo Afonso Dhlakama.

Conclusões: é cedo fazer-se entrega e recepção do Aeroporto Internacional pois, ainda falta muito para que o mesmo seja perfeito.

Fontes: 7 trabalhadores Moçambicanos contratados pela Odebreich no período de construção do Aeroporto.

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