PROFESSORES EM NACALA DIZEM ESTAR A SOFRER DE BURLA

0

Falando à nossa reportagem, à margem do lançamento da semana do professor que teve lugar na manhã desta segunda-feira 6 na Escola Secundária de Nacala, os professores de todos os níveis de ensino em exercício em Nacala Porto apontam a mudança de carreiras e nomeações como principais ganhos que o seu Ministério em Nacala registou no ano de 2014.

 

Um outro ganho segundo Albertino Assane Wahala, professor em exercício desde o ano de 1989, isto é de 25 anos na carreira docente, disse que o bom tratamento dos professores no seio da comunidade é também notório, algo que segundo ele não acontecia a anos atras.

Wahala falou da questão dos salários que também tendem a melhorar quando se refere de datas de pagamento, afirmando que os professores recebem a tempo e hora.

O nosso interlocutor, não falou apenas de ganhos. Albertino Wahala lamentou a questão de burlas que tem acontecido um pouco por todo país e que Nacala Porto não é excepção, Albertino Assane Wahala disse que prevalece um bicho de 1000 cabeças que não conseguem escapar, isto porque os professores afectos a vários estabelecimentos de ensino em Nacala, sofrem de um desconto em todos os salários, destinado assistência médica e medicamentosa, um direito de que não gozam, apesar dos descontos directos nos seus ordenados para o efeito.

A nossa fonte declarou que a preocupação surge pelo facto de sempre que se dirigem às farmácias públicas e apresentarem as cadernetas que deviam lhes garantir o acesso aos medicamentos que necessitam, nunca dispõe de parte dos medicamentos prescritos. E recorrem às farmácias privadas, onde os fármacos são vendidos a preços proibitórios, a avaliar pelo rendimento desta classe de profissionais.

Entretanto, os docentes gostariam de saber que destino é dado ao valor referente aos descontos nos seus salários, uma vez que não usufruem do direito para o qual foi e é subtraído.

Um outo professor que também gravou entrevista no nosso microfone é Issufo Jeque que apenas deixou um apelo aos professores recém contratados. No seu discurso Jeque pediu aos colegas a não serem orgulhosos e sempre que tiverem duvida consultarem aos outros, e não deixou de apelar aos docentes a trabalharem sempre com a arma do professor que é a planificação das suas aulas para evitar improvisos e transmitir com objectividade a matéria.

De referir que o dia do professor comemora-se no próximo Domingo dia 12 de Outubro, esta data foi instituída no país por recomendação da organização internacional dos trabalhadores e da Unicef, como forma de louvar e valorizar o esforço do professor. Tendo acatado a recomendação, o governo liderado por Samora Machel, no dia 12 de Outubro de 1981, juntamente com alguns professores instituíram oficialmente esta data para a comemoração do dia dos professores.

Por: Amade Bai, Redacção da Radio Watana

Share.

Leave A Reply