FALTA 1,4 MILHÃO DE PROFESSORES PARA ATINGIR O ENSINO BÁSICO UNIVERSAL EM TODO O MUNDO

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De acordo com a jornal África 21 digital edição de 3ª feira 7 de Outubro o mundo tem um défice de mais de 1,4 milhões de professores para alcançar a educação primária universal até 2015, o segundo dos oito Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, ODM.
Mais de 3,4 milhões do tipo de profissionais serão necessários até 2030, de acordo com o Instituto de Estatística da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, escreve aquele semanário digital.
No Dia Mundial do Professor, ocorrido nesse 5 de Outubro, chefes de agências da ONU consideram urgente investir nas melhores oportunidades possíveis para milhões de crianças, jovens e adultos do mundo.
Um comunicado conjunto destaca que é uma prioridade capacitar os professores para que estes tenham sucesso. Entre os requisitos estão formação rigorosa, melhores condições de trabalho, treinamento com base na qualidade, desenvolvimento de carreira bem planeado.
A estes junta-se também a necessidade de atrair novos professores e novos talentos, especialmente jovens e mulheres de comunidades sub-representadas destacou aquele jornal.
A data é celebrada pelo 20º ano, com um pedido de um ensino inovador, inclusivo e focado em resultados para o período pós-2015.
De acordo com a Unesco, a escassez global de professores pressionou muitos países para contratar educadores com pouca ou nenhuma formação. O fato comprometeu o progresso da educação de inúmeras crianças em idade escolar em todo o mundo.
O consenso é que há uma “crise de aprendizagem global”, com 250 milhões de crianças que não aprendem o básico. Mais de metade delas passaram quatro anos na escola.
Os chefes de agências também observam que a qualidade do ensino depende de professores que gozam de direitos básicos como a proteção contra a violência, a liberdade acadêmica e a liberdade de aderir a sindicatos independentes concluiu a fonte antes citada.

Amade Abubacar.

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