Forcom capacita jornalista da provincia de Inhambane em Lei eleitorais

0

Fórum das rádios Comunitárias do país (FORCOM) promove seminário de capacitação de jornalistas de três rádios comunitárias da província de Inhambane.

Com duração de dois dias, teve inicio na manha desta terça-feira na Vila de Homoíne a capacitação de jornalistas de três rádios da província de Inhambane nomeadamente: Rádio Comunitária Kusinga do distrito de Massinga, Rádio Novo Milénio de Morrumbene e Rádio Comunitária Arco do Distrito de Homoíne, onde cada rádio participa com três jornalistas sendo dois produtores de programas nas línguas mais faladas de cada distrito e um administrativo.

O seminário visa dotar os fazedores de opinião pública em matéria ligada a cobertura do processo eleitoral em curso no país, desde a campanha eleitoral, votação e divulgação dos resultados do sufrágio. Para tal os jornalistas das três rádios estão sendo capacitados em leis que regem o processo desde a legislação eleitoral, código de conduta e papel das rádios Comunitárias, desafios e oportunidades que as RCs têm e os procedimentos que regulam a conduta dos agentes da Policia da Republica de Moçambique como a importância da investigação jornalística no processo de apuramento de verdade noticiosa.

Com esta capacitação espera se a divulgação de conteúdos que possam garantir uma eleição transparente e mais concorrida com a sensibilização e divulgação da importância que reside em cada voto, segundo Percina Meque representante do Forcom no seminário de Homoíne.

No seio dos participantes das rádios comunitária de Massinga, Morrumbene e Homoíne reina uma grande expectativa e prometem dar uma replica para os jornalistas das respectivas rádios de proveniência, de forma a mudar o cenário das abstenções e graves violações das leis que norteiam o sufrágio universal no país.

 

Por: Mucale AP

Share.

Leave A Reply