A localidade de Gotite acolheu esta segunda-feira as cerimónias centrais do lançamento da campanha nacional da saúde e da criança ao nível do distrito de Morrumbene

0

A cerimónia foi presidida pela Directora do Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social Josefina Marcos Tchapo e contou com a presença da Administradora do distrito, representante da direcção provincial da saúde de Inhambane, membros do Governo distrital e a comunidade de Gotite em geral.

Antes da abertura da semana da saúde, a Administradora fez a entrega de um alpêndre construído em Gotite com o financiamento da Médicos-mundi, uma organização não governamental que opera no distrito.

Na hora da entrega do alpendre, Bruno Comene, representante da médicos-mundi disse que o financiamento prestado pela sua organização surge em resposta ao pedido formulado pelo serviço de saúde ao nível do distrito e está satisfeito por ter sido inaugurado o alpêndre nas cerimónias centrais de lançamento da campanha da saúde e da criança.

No acto do lançamento da semana nacional da saúde, a Administrado do distrito agradeceu o esforço da médicos-mundi e disse aos residentes de Gotite que happy wheels devem conservar a infra-estrutura de modo a que dure por longo tempo.

De seguida, Elsa Armando apresentou o informe em relação aos dados das metas previstas em todas intervenções que estão sendo dadas nesta semana.

Quem estava mais satisfeito, eram os residentes de Gotite que para além de ter sido escalada aquela região para as cerimónias centrais ao nível do distrito, testemunharam o fim de mais um sofrimento, que era ter uma sombra enquanto esperam pelos cuidados médicos.

Por seu turno, o líder comunitário do 1º escalão Reginaldo Suleimane, também não escondeu a sua satisfação mas pediu ao Governo para colocar água, que constitui grande problema naquela região, aliás, a questão de escassez de água em Gotite também foi reportada pelos residentes de Gotite.

A nossa equipa de reportagem, escalou igualmente o Centro de Saúde da sede, e constatou que a comunidade está aderindo à semana da saúde e da criança que termina na sexta-feira.

Share.

Leave A Reply