SEMANA NACIONAL DA SAÚDE GURUE PREVÊ ABRANGER MAIS DE 60 MIL CRIANÇAS

0

Caetano Alberto, gurue

Cerca de 64 mil crianças de seis a 59 meses de idade vão receber a Vitamina A por forma a evitar cegueira nocturna e combater a varias doenças e outras 56 mil serão desparasitadas com mebendazol, no distrito de Gurue norte da Zambezia, durante a semana nacional da saudê a decorrer de segunda próxima sexta-feira.

As autoridades sanitarias desde distrito projectam ainda sobmeter a triagem nutricional pouco mais de 60 mil petizes e mais de seis mil mulheres em idade reprodutiva serão aconselhadas e dadas ensinamentos sobre os métodos de Planeamento Familiar.

Estes foram tornados publico pelo director distrital da saúde de Gurue, Leonardo Marenço ontem na abertura da semana nacional da saúde da mulher e criança.

Leonardo Marenço garantiu estarem criadas todas condições logísticas visando permitir o decurso sem sobressalto da campanha.

A fonte deu a conhecer que convista a garantir o alcance das metas traçadas o sector criou 57 brigadas a serem espalhadas por todo distrito.

O director distrital da saúde aponta como desafio nesta campanha alcansar as regioes mais reconditas e de dificil acesso, nomeadamente Vehiua, Mukunha, Mualijane.

Para este locais segundo Leonardo Marenço foram despachadas 3 brigadas que deverão permanecer ate sexta-feira, dia previsto para o termino do processo.

A Semanas Nacional de Saúde visa reduzir a mortalidade materna, neonatal e infantil em Moçambique, promover a saúde das famílias e faz parte dos esforços do Governo para o alcance das metas estabelecidas nos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

Nesta perspectiva o secretario permanente do governo distrital apelou aos pais e outros responsáveis pelas crianças aderirem na campanha.

No hospital rural de Gurue, local onde decorreu a cerimonia de abertura da semana varias mulheres deslocaram se logo pela manha, afinal estão consciente a importância de vacinar seus filhos.

 

Share.

Leave A Reply