SISTEMA DE GOVERNAÇÃO NO DISTRITO DE MACOMIA AINDA DEVE SE MELHORAR.

0

O Estado moçambicano tem privilegiado a descentralização como sendo um dos factores mportantes no processo da governação porque as questões de desenvolvimento, por exemplo a planificação começa da base, hoje em dia a partir dos famosos membros dosconselhos consultivos.
Esta descentralização tem sido acompanhada noutros casos por organizações não governamentais, no distrito de Macomia centro de cabo delgado o caso da Helvetas Swiss Intercooperation que para alem de encaminhar fundos, para área de água, capacita membros de conselhos consultivos locais e outros actores o caso dos conselhos de desenvolvimento comunitários CDC’S.
Entretanto, com ajuda daquela organização não governamental, a rádio Nacedje já há 3 anos, tem acompanhado a governação através de entrevistas e debates nas comunidades e traz ao público ouvinte o que o governo e aquele parceiro implementam para o bem-estar da sociedade.
Volvido muito tempo, a rádio Nacedje constata que a governação no distrito de Macomia pode ser inquestionável, ou seja deve ser ainda melhorada pois não se entende no meio do ano, os postos administrativos não possuir o plano económico-social e orçamento distrital conhecido por PESOD, tal como não se sabe as actividades que o governo distrital vai realizar nos postos administrativos no ano em curso.
A rádio Nacedje constatou que, o que está disponível a nível dos postos administrativos são as propostas que os membros do conselho consultivo apresentaram nas sessões anteriores.

 

por amade abubacar

Share.

Leave A Reply