POPULAÇÃO DE PEQUEUÉ VOLTA ACUSAR PARTEIRA DE SMI DE MAU ATENDIMENTO.

0

A população da aldeia Pequeué na localidade Ilala, posto adminitrativo de Quiterajo volta a quiexar-se outra vez de alegado mau atendimento no centro de saúde local, protagonizado pela Enfermeira de Saúde Materno Infantil afecta naquela unidade sanitária.

Segundo apurou à Rádio Nacedje, existe neste momento cerca de 10 cidadãos, na sua maior parte mulheres que não recebem atendimento na presença daquela profissional de saúde pelos facto das referidas pessoas terem denunciado junto dos microfones da rádio Nacedje sobre o alegado mau atendimento por ela protagonizado contra mulheres grávidas.

Trata-se duma situação bastante antiga que é do conhecimento das autoridades sanitárias do distrito de Macomia, que apesar de tudo ainda não tomaram medidas para livrar a população em particular mães e mulheres grávidas das palavras insultuosas a que estão sujeitas que saem na boca da parteira que se acha se dona da unidade sanitária de Pequeué.

Amina Sumail, é uma das mulheres grávidas que há dois dias em plena luz do sol foi devolvida pela Enfermeira do SMI pelo facto da mãe ter denunciado o alegado mau atendimento daquela parteira do centro de saude de Pequeue.

Segundo ela, aquela funcinária disse que, devia voltar para ser atendida pela Radio Nacedje e respetivos projenitores, como a seguir testemunha.

 Ana Bawo, mãe de Amina Sumail testemunha igualmente que foi impedida de ser tratada pela Enfermeira de Pequeue e disse que à Radio Nacedje é que deve lhe porpocionar o tratamento.

Selemane Momade e Batuli Buraimo fazem parte da lista negra da Enfermeira do SMI de Pequeué, devido a esta situação, são obrigados a recorrer o centro de saúde de Quiterajo-sede onde actualmente recebem tratamento.

SECRETÁRIO DA ALDEIA PEQUEUÉ CONFIRMA DESMANDOS PROTAGONIZADOS PELA ENFERMEIRA DO SMI

Contactado pelo telefone o Secretário da aldeia Pequeué, localidade Ilala no posto administrativo Quiterajo Mádula Abede confirmou à Rádio Nacedje que a mãe e a cidadã Amina Sumail foram à sua casa para queixar-se de que não são atendidos pela enfermeira de saúde materno infantil do centro de saude local pelo facto de terem denunciado o alegado mau atendimento protagonizado por aquela funcionária.

Mádula Abede disse que, no entanto dirigente da aldeia, solictou as partes para pôr fim a situação, mas ficou surprendido quando aquelas mamas foram queixar-se de falta de atendimento depois de terem acorado cessão de conflito que opoe as partes

Assim vai o dia-a-dia de cerca de dez familas que usaram a liberdade de expressao de acordo com a constituicao da republica para denuncia irregularidade impunes supostamente protagonizadas pela enfermeira do SMI afecta no centro de saude de Pequeue posto administrativo de Quiterajo.

A Rádio Nacedje está trabalhar para ter a versão da Direção do Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social de Macomia.

AS DENÚNCIAS DA POPULAÇÃO EM RELAÇÃO A PARTEIRA DE PEQUEUE NÃO SÃO DE HOJE.

No ano passado a população que é atendida no centro de saúde da aldeia Pequeue em Quiterajo distrito de Macomia queixou-se de alegado mau atendimento sobre tudo as mulheres grávidas e mães.

Contudo, muitos dos dirigentes incluindo alguns profissonais de saúde  negaram da existência desta situação a nivel das unidade sanitárias.

No posto admnitrativo de Quiterajo por exemplo o chefe do posto Fernando Bartolomeu tinha afirmado a inexistencia desta situacao devido a falta de denúncias conforme testemunha a voz a seguir.

Por sua vez, o secretario de Pequeue Madula Abede tinha dito que os acompanhantes pressionavam muito a parteria do centro de saude locaL

Hoje o choro da população pode ser uma verdade, pois cada dia aumentam as reclamações sobre os alegados maus atendimentos no centro de saúde de Pequeué.

 

 Amade Abubacar

Share.

Leave A Reply