Banco Mundial encontra uma formula de erradicar a pobreza em Mocambique

0

No sector de Educacao

Banco Mundial encontra uma formula de erradicar a pobreza em Mocambique

A partir de 2014 ate alguns anos depois, o Banco Mundial vai financiar 5 provincias ja identificaas (metade do pais) na erradicacao da pobreza. As mesmas provincias, sao as que ate entao apresentam maiores indices de analfabetismo.

Na provincia de Cabo Delgado por exemplo, foram identificados 10 distritos (metade da provincia) onde estao a ser implantadas escolinhas comunitarias.

No Distrito de Macomia por exemplo, estao a ser implantadas 7 escolinas (menor numero de escolinas entre todos os distritos) em povoados dispersos tal como no distrito de Chiure, 27 escolinhas (maior numero de escolinas entre todos os distritos).

Quanto aos recursos humanos, estao a ser mobilizados professores no passivo (reformados) quer para supervisarem quer para leccionarem nas mesmas.

As escolinas ainda em processo de estruturacao e mesmo os professores a receberem primeiras capacitacoes ao nivel Nacional e provincial em formacoes.

Acredita-se que as criancas a serem identificadas e enquadradas nas mesmas nao possam pagar ou pagarao algo irisorio para as suas educacoes e provenam de familias notoria e extremamente pobres e ao fim deste nivel de ensino, as mesmas criancas beneficiarias sejam capazes de entrar no ensino primario a seberem  falar a lingua de Camoes, fazer contagem e cantarem espantosamente tal como qualquer outra crianca inserida no meio citadino (ex: municipios).

Maria Manuele Bonifacio, uma das supervisoras Distritais envolvidos neste processo confidenciou-nos que brevemente esta camada de educadores vai receber motorizadas de marca XL, como forma de flexibilizar as suas deslocacoes inter-escolinas e ja esta em curso o pagamento da primeira trance salarial para os mesmos.

Note: Foi-nos dificil encotrar uma fonte que nos facultasse o valor global a ser investido neste projecto.

Chissale

Share.

Leave A Reply