CAPACITADOS ACTIVISTAS DOMICILIARIOS: Médicos do Mundo reactiva mudança de comportamento

0

Para fazer face a mudança de comportamento nas comunidades do distrito de Mossuril nesta Província de Nampula, a Organização não-governamental denominada Médicos do Mundo, levou a cabo recentemente, uma capacitação em matéria de HIV e SIDA envolvendo lideres comunitários, influentes e membros da sociedade civil de modo a dota-los de conhecimentos da doença.

De acordo Alane Jorge, responsável distrital do programa de HIV e SIDA, disse que o objetivo da formação é informar e demostrar aos formandos sobre os riscos de infeção e transmissão sexual de modo que saibam planificar o futuro .

Alane Jorge, afirmou haver mitos e tabus na comunidade em relação a interperetacao do HIV e SIDA. segundo ele, estes factores fazem com que haja ignorância na prevenção da doença do seculo.

No entender do Alane, as instituições privadas e estatais devem unir esforços em todos locais de serviço para estancar esses males que estao a ceifar vidas dos mocambicanos e não so.

Entrevistados os participantes da capacitação, foram unanimes em afirmar que trouxe uma reflexão sobre o passado, presente e o futuro de todas faixas etárias, assegurando que a bagagem ora deixada será transformada em matéria-prima rumo a inversão do actual cenário.

Participado por 30 pessoas o encontro durou 2 dias.

Joaquim Equiminoca Saude

Share.

Leave A Reply