Foram feitas abordagens em torno de 3 iniciativas implementadas na Finlandia (por mandar os links com relatórios/documentos):
Iniciativa MYBOOK
Ambiente de partilha de conteúdos entre estudantes e docentes.
Incluiu-se mais vídeos e fotos, poucos textos sob forma de comentários.
Uso de Telemóveis
Projecto de 2 anos, promoveu o uso de telemóveis (previamente fornecidos com a aplicação já instalada) para a aprendizagem do Inglês para ensino primário (11-13 anos) na sala de aulas através de jogos e envio de SMS tendo o professor como facilitador.
Uso de Tablets
Para uso piloto por estudantes do ensino primário (9 – 12 anos), permitindo que a aprendizagem possa ser feita em diferentes locais (mobilidade).
SOMETU
Grupo de discussão (online…em Finlandes) sobre o uso de media social de/para o ensino. Promovem pontualmente encontros presenciais. Uma iniciativa suportada pela AVO.
Asta Back fez a apresentação do projecto INNOUEM de acordo com as constatações da visita que fez em 2011 na UEM.
Neves fez abordagem sobre os desafios que a UEM tem neste momento para introduzir mecanismos inovativos de aprendizagem/ensino (politicas de uso, motivação dos docentes, padrões, formação de recursos humanos, condições de acesso a rede na instituição etc).
Fez-se uma discussão sobre portal o STI na UEM e perspectivas de uso/utilização futura na UEM
Houve várias questões levantadas de parta a parte:
- Como introduzir ferramentas inovativas de ensino num ambiente com dificuldades de acesso apropriado a rede?
Como motivar os docentes a usar as ferramentas? - Como definir politicas de uso que possam acautelar problemas possíveis?(literacia dos públicos, disponibilidade de suporte para os utilizadores)
- Promoção de ferramentas através de sectores apropriados na instituição? (direcção pedagógica, DRA, FACED, AEU ?)