Cidade de Helsinki

0

Uma das coisas que mais impressiona aqui eh a organizacao das coisas, pessoas. Dia seguinte apos a minha chegada, ja tinha um cartao de transporte (com uma validade de 2 meses), nesse periodo posso fazer tantas e quantas viajens eu quiser em machimbombos(autocarros), comboio, metro ou Tram (electrico, ou bonde no portugues do brasil). Numa mesma linha linha ha varios autocarros/trams etc por exemplo a funcionar o que faz com que nao fique muito tempo a espera. Mais interessante ainda eh que existe um horario que eh cumprido quase a risca (com um atraso de um a dois minutos ou chega um a dois antes do tempo previsto) o que eh quase um milagre comparando com o que temos em Mocambique. O cartao eh magnetico e sempre que entra no autocarro ou outro eh soh passar para “autenticar” a validade.

O website da empresa publica de transporte tem todas informacoes sobre routas etc incluindo aplicacoes androide para instalar no seu gadget e eu ja tenho intalado no meu tablet, oq ue me facilita muito em saber quanto tempo posso ficar a espera e quais as routas mais curtas etc. O meu tablet tem sido o meu guia silencioso (tirei a parte de voz com instrucoes) para localizacao de qualquer ponto da cidade desde que tenha o endereco…o google map resolve e eh normal cruzar com muita gente usando este tipo de aparelhos para consultar o mapa ou mesmo horarios de transporte etc.

O custo de vida (comparando com Portugal que um outro pais europeu onde mais tenho ida etc) eh alto, alias, um ranking recente colocava Helsinki como a oitava melhor cidade do mundo onde se pode viver e isso eh realmente (na minha opiniao) a qualidade de vida existente.

Eu fazia no passado ligacao da Finlandia com o Pai natal + laponia, Nokia, Linus(linux) e sauna mas agora tambem ja tenho uma imagem de diversidade etnica visivel na rua, mulheres e homens com copos a mais (mesmo no meio de semana…a cambalear), muitissimas ilhas existentes, jardins bem tratados, pouca poluicao(pelo menos “visivel”). Gente pouco simpatica (ou metida na sua), me parece que eh um povo que sorri pouco, tenho visinhos meus, cruzo nas escadas e saudo…nao tenho resposta, mas enfim creio que sao mesmo habitos mas fiquei impressionado com o grau de limpeza e cumprimento das regras, passadeiras para peoes, ciclistas…se eu morasse aqui nao iria precisar de carro particular (pelo menos para uso rotineiro) com todas alternativas existentes (pelo menos em Helsinki e tambem existem linhas dedicadas aos autocarros…em algumas arterias) no sistema de transporte publico + bicicletas (que eh saudavel…mas imagino o inverno que eh muito rigoroso).

A comida…aqui sim, tem sido dificil me habituar a ela…e outro problema eh o facto da maioria de artigos de mercearia terem escritas em finlandes e sueco…comprei frango por instinto (vi a carne e o desenho de galinha) mas quando cheguei a casa e preparei notei que era muito picante…faltou a palavra magica(picante) ja que nao vinha desenho de piri piri…uff, mais poderei escrever talvez no fim…os proximos registos vao estar mais ligados ao que estou a fazer durante este estagio de 2 meses.

Share.

Leave A Reply