Aterrou, esta quinta-feira, em Maputo, um avião contendo bens de ajuda humanitária essencial proveniente da Alemanha, que inclui filtros de água, utensílios de cozinha e tendas familiares, num valor total de 375 mil euros, para apoiar os esforços de recuperação das inundações no país, sobretudo nas províncias de Maputo, Gaza e Sofala.
Segundo o comunicado da Embaixada da Alemanha, a entrega foi coordenada através do Mecanismo de Protecção Civil da União Europeia (EU ERCC) para garantir que os bens humanitários fossem fornecidos de forma eficiente e coordenada, de acordo com as necessidades no terreno.
Com este envio, a ajuda humanitária da Alemanha a Moçambique em 2026 ultrapassa a marca dos 3 milhões de euros, reafirmando a Alemanha como um dos principais parceiros humanitários de Moçambique. Esse total inclui uma contribuição recente de 2 milhões de euros ao Programa Mundial de Alimentação (PMA) e 600 mil euros à Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Estes fundos flexíveis podem ser utilizados para apoiar necessidades imediatas da população afectada, como alimentos, água, saneamento e quites de cozinha e higiene, bem como abrigos temporários.
Além disso, a Alemanha está a apoiar iniciativas de menor escala para as vítimas das inundações em Moçambique, como uma contribuição de 180 mil euros para um projecto de ajuda de emergência da Cruz Vermelha Alemã, que fornecerá suprimentos básicos de ajuda e abrigo emergencial para até 15 mil pessoas.
Fonte: O País Online

