Por ocasião da celebração do 47º Aniversário da criação do Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ), que se assinala hoje, 11 de Abril de 2025, em Moçambique, o Governador da Província de Cabo Delgado, Valige Tauabo, saúda a classe jornalística desta parcela do País pelo trabalho abnegado em prol da educação da população para se distanciar de todos os males que impedem o desenvolvimento da Província.
O dirigente destaca o terrorismo, as manifestações violentas, as doenças de origem hídrica, a desinformação, entre outros, como sendo alguns dos males que impedem o desenvolvimento da Província
O Chefe do Executivo Provincial enalteceu e encorajou o facto desta classe de profissionais realizar as suas actividades com imparcialidade, neutralidade, isenção, transparência, profissionalismo, ética e deontologia profissionais.
“A difusão da verdade sobre as dinâmicas de desenvolvimento da Província, contribuindo para a consolidação da Unidade Nacional, defesa da soberania e bem-estar dos moçambicanos, independentemente da simpatia política, religiosa ou cultural é uma demonstração genuína do patriotismo”, disse Tauabo.
Tauabo reconheceu as dificuldades que os jornalistas na Província enfrentam no exercício das suas funções, e pediu para que continuem a exercer as suas actividades pela boa-fé e entrega abnegada.
O Secretário Provincial do SNJ em Cabo Delgado, Cadre Buana, na sua intervenção aflorou as dificuldades que os membros da organização enfrentam, com destaque para os baixos salários, a falta de contracto de trabalho com o patronato, exiguidade de meios de trabalho, não pagamento de quotas pelos 60 membros inscritos, riscos à integridade física dos profissionais da comunicação social, entre outras.
Cadre Buana, reconheceu, na ocasião, os esforoços do Conselho Executivo Provincial de Cabo Delgado, na criação de espaços de partilha de informação com os profissionais da imprensa.
O quadragésimo sétimo (47º) aniversário do Sindicato Nacional do Jornalista este ano é celebrado sob lema, “47 anos Celebrando Coragem, Compromisso e Profissionalismo dos Jornalistas”.
Sem comentários