O Centro de Apoio à Informação e Comunicação Comunitária (CAICC) é um programa de apoio criado em 2006 e gerido pelo Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane (CIUEM). A sua finalidade aponta para a prestação de assistência consistente e contínua que responde às necessidades de desenvolvimento dos centros multimédia comunitários, rádios comunitárias, telecentros e afins (parceiros locais) em todo o país, com destaque para o melhor uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC).
O CAICC contribui para melhorar a qualidade do trabalho dos seus parceiros locais e para consolidar o seu papel de informadores, comunicadores, defensores da liberdade da imprensa e de expressão, e promotores de boa governação. Serve uma rede informal e voluntária actualmente constituída por 134 centros funcionais de várias origens e tipos localizados em 118 distritos rurais e urbanos do país.
Desde a sua criação, o CAICC exerceu suas actividades com base em Planos Estratégicos, financiados pelos seus doadores. O último Plano Estratégico 2017-2021 (PE) foi executado por 5 anos.
Avaliação das actividades: Volvidos mais de 16 anos após a sua criação, avaliações feitas aos seus Planos Estratégicos permitem constatar que as acções do CAICC têm ajudado e continuam a reforçar as capacidades dos seus parceiros locais – as rádios comunitárias, centros multimédia comunitários, telecentros e outros centros de informação e comunicação.
Constata-se igualmente um reconhecimento dos parceiros locais de que o CAICC tem ajudado os seus jornalistas, técnicos, gestores e colaboradores a desenvolverem conhecimentos sobre o uso das TIC para melhorar a qualidade dos seus trabalhos em diversas vertentes. Portanto, a visão estratégica de garantir que as comunidades em Moçambique tenham acesso e usem as TIC de qualidade e relevantes para responder às necessidades e exercício de cidadania activa mostrou-se cada vez mais actual.