Parlamento moçambicano aprovou orçamento retificativo para 2013

O parlamento moçambicano aprovou hoje uma proposta de revisão do Orçamento do Estado (OE) de 2013, com os votos apenas da bancada maioritária da Frelimo e a oposição de Renamo e MDM.

 

A proposta de retificação foi justificada com a necessidade de enfrentar o impacto das inundações do início deste ano, bem como as decorrentes do reassentamento de população, devido à implementação de projetos de infraestruturas, eleições autárquicas de 20 de novembro e outras despesas.

 

Com a aprovação da revisão, a despesa total do OE moçambicano de 2013 é fixada em 188,8 mil milhões de meticais (cerca de 4,5 mil milhões de euros), contra a despesa de 174,9 mil milhões de meticais autorizada no orçamento aprovado no ano passado.

A maior fatia deste orçamento revisto (56 por cento) vai reforçar as despesas de investimento e a parte remanescente destina-se às despesas de funcionamento.

 

A Renamo, maior partido da oposição, justificou o voto contra considerando que a proposta de orçamento retificativo prevê aumentos de despesas para atividades já previstas no Plano Económico e Social 2013 - e que, portanto, já têm orçamento - e que não sofreram efeitos das cheias.
"Votámos contra, porque esta proposta é despesista e incongruente e visa atribuir mais meios às Forças de Defesa e Segurança, não para garantirem a segurança aos moçambicanos, mas para os impedir de se manifestarem", disse a deputada da Renamo Ivone Soares.
José de Sousa, do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), disse que a sua bancada votou contra a proposta porque esta atribui a maioria do seu bolo aos órgãos centrais e valores "irrazoáveis" às províncias.


"Nesta proposta apenas se vislumbram elementos eleitoralistas e belicistas", disse José de Sousa.


Falando pela Frelimo, Ana Rita Sithole, justificou o incremento do orçamento das instituições de Defesa e Segurança com o facto de que "a situação de insegurança em Muxúnguè não estava prevista aquando da aprovação do orçamento de 2013".


Fonte: Lusa 12 de Agosto de 2013

caiccajuda Lavar sempre as mãos ainda é uma das armas muito poderosas contra a Covid-19. Lave sempre as suas mãos e previna-s… https://t.co/7GWGWdVw9k
caiccajuda O dia Mundial da Liberdade de Imprensa ontem comemorado (03. 05), em Moçambique foi marcado pelo lançamento do Rela… https://t.co/ZaohSOTTMw
caiccajuda Conheça os dados estatísticos da evolução da pandemia COVID-19 em Moçambique, no período de 27 de Março à 02 de Abr… https://t.co/5p7YYibkgh
caiccajuda A OXFAM, em parceria com o CAICC ofereceu equipamento de TIC às Rádios Comunitárias de Dondo e Nhamatanda. O acto d… https://t.co/4guG0gDR4H
caiccajuda Conheça os dados estatísticos da evolução da pandemia COVID-19 em Moçambique, no período de 20 à 26 de Março de 202… https://t.co/mSdKl1E81Q