Rádios comunitárias em Moçambique produzem programas ajustados a necessidades locais, mas prevalecem desafios

0

As rádios comunitárias moçambicanas tem estado a cumprir o seu dever de garantir que as comunidades tenham acesso a informação de utilidade pública, pese embora haja necessidade de apostar na capacitação dos recursos humanos para permitir que os colaboradores estejam cada vez actualizados com a evolução do conhecimento e o surgimento de novos problemas.

Esta é a constatação de uma avaliação realizada pelo Centro de Apoio à Informação e Comunitária, CAICC sobre os conteúdos produzidos pelas rádios comunitárias e centros multimédia em Moçambique.

O relatório refere que os colaboradores devem ter mais capacitação em matéria de produção de conteúdos específicos como governação, prestação de contas, género e saúde, bem como demonstram necessidade de incorporar o uso de TIC na produção de programas virados a participação da comunidade, reduzindo de certo modo as distâncias que os repórteres deviam percorrer para colher as sensibilidades da comunidade, através de gravação de entrevistas curtas.

“As rádios têm agendado os temas para abordagem nos seus programas a partir de pesquisas que feitas através de forma remota com recurso a chamadas telefónicas, como de forma presencial, em que os repórteres tem contacto directo com as comunidades, para auferir as suas preocupações. Isto faz com que os temas abordados sejam mais significativos para a realidade das comunidades locais” – pode se ler no relatório.

Clique aqui para baixar o relatório completo

Share.

Leave A Reply