“WEBSITES PROVINCIAIS E DISTRITAIS ESTÃO DESACTUALIZADOS E NÃO REFLECTEM A REALIDADE” – Constata estudo realizado pelo CAICC

0

Um estudo realizado pelo Centro de Apoio a Informação e Comunicação Comunitária, CAICC sobre a Qualidade e uso de Websites Provinciais e Distritais, concluiu que todos websites encontram-se desactualizados e não reflectem a realidade local (distrital ou provincial) nem a orgânica interna e serviços disponibilizados pelos respectivos governos.

O estudo refere ainda que, não existe nenhuma estratégia ou fluxos de informação definidos para garantir uma disponibilização de informação de utilidade pública relevante de forma permanente no website, assim como que os mesmos não possuem nenhuma ligação as redes sociais nem mecanismo activo de interacção com os visitantes.

O estudo realizado com o financiamento da IBIS, através do Programa Agir, apresenta resultados, qualitativos e quantitativos, relativos ao ponto de situação dos websites produzidos para os governos distritais e provinciais, de Moçambique, pelo Instituto de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) e a sua relevância informativa na óptica das necessidades dos cidadãos e utilidade para as rádios comunitárias locais e afins em Moçambique.

A pesquisa foi realizada entre Novembro de 2015 e Janeiro de 2016 e teve como base de análise, 80 websites governamentais distritais e provinciais. Até a altura da realização do estudo, dos 151 distritos de Moçambique, 68 (correspondendo a 44%) possuíam um website para colocar suas informações e conteúdos relevantes localmente.

A pesquisa demonstrou igualmente que o INTIC não possui recursos humanos e financeiros suficientes para levar avante uma gestão centralizada de processo de desenho e manutenção regular dos referidos websites.

Como resultado destas constatações fica claro que os websites não respondem a directiva prevista na estratégia do Governo Electrónico, no âmbito do Sistema de Integração Horizontal dos Governos Locais que previa disponibilidade de pelo menos 50% de conteúdos locais nos websiets e também eles não desempenham o seu papel de promover a transparência e disponibilidade de informação relevante, ao cidadão, que iria contribuir para uma boa governação local.

O relatório da pesquisa recomenda que há necessidade de planificação inclusiva sobre uma futura revitalização dos websites, envolvendo todos actores e lideranças como forma de sensibiliza-los sobre a importância e relevância (e ganhos) ao possuir conteúdos actualizados online assim como a descentralização do processo de desenho e gestão dos websites, ficando o INTIC com um papel de apoio e orientação técnica (incluindo a disponibilização de infra-estrutura tecnológica).

O Centro de Apoio à Informação e Comunicação Comunitária, CAICC é um projecto baseado no Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane e trabalha na promoção das iniciativas comunitárias de uso de tecnologias de informação e comunicação para circulação de conteúdos relevantes ao desenvolvimento distrital e trabalha com financiamento da IBIS através do AICE.

 

Clique para baixar o estudo

Share.

Leave A Reply