Representantes das Rádios Comunitárias afirmam que conteúdos disponibilizados pelo CAICC são relevantes para o desenvolvimento das comunidades

0

Um estudo realizado para avaliar a qualidade e a relevância dos conteúdos disponibilizados pelo CAICC as rádios comunitárias, telecentros e centros multimédia comunitários e que em breve será disponibilizado em formato físico aos parceiros, concluiu que o projecto tem conseguido disseminar e tornar acessível uma grande quantidade de material relevante. Os tópicos cobertos estão alinhados com o plano estratégico. Foram cobertas as temáticas de boa governação, processo eleitoral, liberdade de imprensa e a nova legislação de forma extensiva.

Os representantes das rádios comunitárias dos vários cantos do país deram o seu parecer através de um questionário. A impressão geral é de satisfação e agradecimento pelo material recebido e disponibilizado pela Internet. Os mesmos afirmaram que os conteúdos são úteis para si, como profissionais de comunicação, bem como relevantes para as comunidades alvo de forma geral.

Todos os representantes contactados reportaram ter utilizado os materiais disponibilizados pelo CAICC nos seus próprios programas de Rádios, na sua pagina de Internet, seus folhetos, sua pagina de Facebook ou de outras formas para alcançar as pessoas da sua comunidade.

Os representantes contactados reportaram também que receberam os materiais do CAICC a partir de diversos canais de comunicação, tais como e-mail, Pagina de Internet do CAICC, lista do CAICC, Facebook, WhatsApp, SMS, através dos Correios e em formações/workshops. Nota-se que o CAICC tem envidado esforços para garantir que os materiais cheguem ao grupo alvo de todas as formas possíveis e de acordo com o acesso aos diferentes meios por parte de cada beneficiário.

Os apontamentos de ICT e os manuais técnicos são bons exemplos de matérias produzidos em linguagem simples e formato. Os CD-ROM produzidos pelo CAICC são também um óptimo exemplo da simplificação e acessibilidade. Os mesmos são produzidos com um grupo alvo específico em mente e o seu manuseamento é ajustado ao nível dos mesmos.

Entretanto, alguns materiais relacionados com governação, aspectos legais e economia são apresentados e distribuídos no seu formato original (por ex. relatórios financeiros, documentos oficiais). Estes materiais contem linguagem técnica e profissional, o que requer um nível de conhecimento mais alto para a sua interpretação e compreensão.

Os autores do estudo recomendaram o CAICC a continuar com o trabalho relacionado com os ICT´s para o desenvolvimento e boa governação e a continuar a procurar e produzir conteúdos ajustados a realidade local e continuar a actualizar os conteúdos existentes.

Clique aqui para ler o estudo

Share.

Leave A Reply