DISTRITO DE MOSSURIL: REDUZEM CASOS DE MALARIA

0

Tendem a reduzir casos de malária no Distrito de Mossuril em Nampula, disse ao nosso jornal na passada segunda-feira, Hélio Malauene, Técnico de medicina preventiva e responsável da Saúde da Comunidade, naquela maior Unidade Sanitária da vila sede.
De acordo, Hélio Malauene, para o mês de Março deste ano, o sector de tratamento da malária, registou 5.934 casos e um óbito, contra 6.801 doentes, também com um óbito, dados comparados ao igual período do ano passado, o que corresponde a redução de 12.8% em todas faixas etária, ao nível do Distrito.
Os números segundo o nosso interlocutor, espelham resultados de entre várias palestras de saneamento, medidas básicas para combater a reprodução do mosquito agente principal causador da malária, bem assim o uso correcto da rede mosquiteira, que os profissionais da saúde tem vindo a disseminar as comunidades nos locais públicos.
Sem avançar com universo populacional que o Distrito de Mossuril dispõe, a fonte afiançou que dentro do semestre em curso, estão preconizadas as actividades de distribuição de redes mosquiteiros, um processo que vai decorrer com base ao numero de agregado familiar, com vista ao alcance das meditas de combate da malária.
Pretende-se com a ideia segundo, Hélio Malauene, extinguir na sua totalidade a epidemia da malária, doença causada por picada de mosquito que dia-a-dia, esta ceifar vidas humanas não só naquela região costeira da Província de Nampula como também no País em geral.
Para o efeito a fonte, apela a população, no sentido de pautar com a higiene individual e colectiva, tapando charcos ou locais de concentração da água, de forma a não permitir a reprodução do mosquito transmissor da doença em causa.
Em outras palavras o Técnico da medicina preventiva, quiz dizer que sempre que a pessoa estiver com febres, deve de imediato ir ao centro de saúde mais próximo, para efeitos de tratamento, num olhar pávido que a malária não tratada rapidamente pode levar a morte.

Share.

Leave A Reply