COMO SE PODE APROVEITAR O TALENTO DOS TÉCNICOS SUPERIORES, SE OS ORGANIZADORES SAIRAM?

0

Em 2015, o Governo de Macomia, reuniu-se com os técnicos superiores, ou seja aqueles que passaram pelas universidades e que trabalham aqui na vila sede, cujo objectivo era de os mesmos, prestarem todo tipo de apoio necessário as instituições onde trabalham ou outras do estado, usando o seu conhecimento universitário para apoiar o desenvolvimento do distrito.
Esta foi uma ocasião ímpar. Não se explicou como isso iria funcionar, pois o que se sabe é muitos vão as instituições para cumprir sua parte ou defender o seu quadradinho e saem, pois em algumas instituições, haver encontros regulares tem sido muito difícil. Contudo acordaram que mais outra vez deviam se encontrar para partilhar mais conhecimentos.
Foi uma iniciativa bastante louvada. Ate por ser importante, alguém disse que devia também ser feita uma ocasião de género para técnicos médios, por ai em diante. Ora como repetiu John Luther, que bom carácter é para ser enaltecido duque talento extraordinário (….)
Mas apesar disso, há motivos para levantar várias questões que se isso fosse tão importante, então seria atingido o objectivo de todos nós, que é alcançar um desenvolvimento sustentável. Estas questões estão aqui a seguir:
1. A qualidade do nosso ensino superior tem sido tanto questionado, será que temos esses técnicos a esta altura?
2. A iniciativa foi do administrador transferido e nesse encontro estava o director de educação, que também foi transferido, como será materializado essa ideia?
3. A intervenção e o contributo dos técnicos superiores passa por terem acesso o plano de actividades do governo distrital por exemplo plano económico-social e do orçamento distrital, será que já tem estes instrumentos?
4. Se não tem quando terão ou esperam de receber (de quem?) Como realmente teríamos efectivados os objectivos traçados se a sua intervenção passa por conhecer esses documentos?
5. Qual técnico superior que no final do ano foi junto das autoridades saber pelo menos o que teria sido realizado para ficar a par das realizações do governo?
6. Que técnico superior aproximou o governo para sugerir isto e aquilo em virtude de materialização daquele encontro bastante elogiado?
7. Não interessa que muitos tenham feito nível superior a distancia ou para aumentar salário, o que interessa é saber mesmo se tal ideia será materializada?
8. Há espaço mesmo? O que parece é que cada um está na sua, defendendo o seu quadradinho, numa altura em que os problemas, outros que precisam intervenção rápida estão aumentar aqui no distrito de Macomia.
Por Amade Abubacar

Share.

Leave A Reply