Publicação da Rádio Nova Paz de Quelimane no Facebook faz História

0

Quem acessa o Facebook e vê uma publicação, pensa logo que foi menos trabalhoso do que parece. É única foto, legendada por um breve texto, curto em termos de palavras, mas longo pela intensidade e alcance da mensagem. Não é, para menos, celebrava-se naquele dia em Moçambique, a heroicidade. O click de um smartphone da Rádio Nova Paz de Quelimane passou ao mundo essa mensagem de heroicidade.
Uma equipa de repórteres da Rádio Nova Paz de Quelimane estava a cobrir as celebrações do dia dos heróis moçambicanos na capital da província da Zambézia. Durante o evento, Abdul Razak, governador daquela província central e Manuel de Araujo, edil da cidade capital provincial, estiveram de mãos dadas e de lá saíram palavras com as quais muitos moçambicanos identificaram-se.
“Eu sou governador e Manuel de Araujo é edil, sou de raça indiana e ele é raça negra, nasci em Maputo e ele na Zambézia, sou muçulmano e ele é católico, eu sou da Frelimo e ele é do MDM, mas somos todos irmãos Moçambicanos”.
Para além destas palavras terem sido registadas em um gravador para o serviços da rádio, foram transcritas e publicadas, juntamente com a foto, no Facebook, ficando deste modo registado o trabalho exemplar que a comunicação comunitária desenvolve ao serviço da democracia no país em geral, com particular incidência, nas comunidades onde está inserida.
A Rádio Nova Paz de Quelimane, fez através da sua página no Facebook aquela que pode ser considerada a publicação do dia. A foto de dois líderes, de partidos políticos diferentes, de raças diferentes, religiões e ideias diferentes, mas que de em comum tem o facto de serem moçambicanos, alcançou perto de 95 mil pessoas em menos de 48 horas.
No período em referência, a foto teve perto de 3000 gostos, 600 partilhas e 500 comentários, o que mostra claramente que o trabalho realizado visando a promoção do uso das tecnologias de informação e comunicação, com destaque para as redes sociais está a ter o devido retorno a medida em que para além de comunicar para o público da comunidade onde a rádio está localizada, as informações conseguem circular por um público ainda maior.
A Rádio Nova Paz de Quelimane comunicou através das redes sociais para um público maior, pois para além do Facebook, a foto circulou em grupos do WhatsApp e a sua transferência entre os internautas passou a ser uma forma de fazer passar mensagem de convivência pacífica entre os moçambicanos.
A publicação atingiu o alcance de que foi referido acima, devido a mensagem forte que transmite de união entre os moçambicanos e uma convivência num espírito democrático e de tolerância uns aos outros independentemente da sua cor político partidária, condição sexual, racial ou religiosa.
Uma vez mais, é importante reiterar que as plataformas electrónicas devem estar ao serviço do direito a informação e do desenvolvimento das comunidades. Ou seja, um repórter faz a gravação de voz dos envolvidos num acontecimento e um smarthphone pode captar as imagens e partilha-las.
A Rádio Nova Paz de Quelimane é uma emissora integrada no projecto rádios-modelo do IREX – Programa para o fortalecimento da Media em parceria com o CAICC – Centro de Apoio a Informação Comunitárias, por isso, o alcance desta publicação é visto como incentivo as outras rádios comunitárias a usarem as redes sociais como ferramenta de difusão de informação de interesse local, não só entre aquela referida comunidade como, para transmitir a experiência com outras comunidades.
Por este facto e caso, a equipa da Rádio nova Paz de Quelimane concorde, pode-se afirmar que as ferramentas do CAICC estão a revolucionar a visão que existia da comunicação comunitária em Moçambique, tornando as rádios comunitárias mais mediáticas, não só por atingir com facilidade o sentimento concreto do cidadão, mas pelo facto de cobrirem quase totalidade do país. Jessemusse Cacinda

nova paz

 

Share.

Leave A Reply