Tiyane recebe certificado de Mérito

0

Sediada na Vila sede de Namaacha, criada em 2002, por um pequeno grupo de 5 pessoas, vivendo com HIV e Sida. Associação Tiyane, surgiu como forma de unir forças para ultrapassar o estigma e a discriminação.
Desde a sua criação, este pequeno grupo, que na altura era considerado de auto apoio, formado como activistas pela Organização Internacional Médicos do Mundo – Portugal, iniciou com as actividades na Comunidade, tendo sensibilizado e angariado mais de 60 pessoas vivendo com HIV e SIDA.
Dentre diversas actividades destacam-se as buscas activas aos pacientes faltosos e que abandonam o tratamento ant-retroviral.
De salientar que desde a sua fundação, aquela agremiação, ficou bom tempo sem nenhum registo de personalidade jurídica, mas pela excelência do trabalho que tem feito nas comunidades dispertou muito interesse das Organizações Governamentais e Organizações não Governamentais. A destacar A PATH.
Com apoio do Núcleo Provincial de Combate a Sida-Maputo. Associação Tiyane, passou a ser uma entidade com personalidade jurídica. A mesma obteve três financiamentos do Núcleo Provincial do Combate a Sida, sendo um proveniente do fundo comum e dois do mecanismo de financiamento da resposta comunitária.
Por reconhecimento dos feitos da Tiyane. O Governador da Província de Maputo Maico Diomba, procedeu a entrega do certificado à agremiação.O certificado é conferido a Associação Tiyane, por ser Interveniente que mais se destacou na resposta Provincial ao HIV e SIDA no período 2014-2015.
Também receberam certificados: TCE, GIZ, OIM, FHI360, Pathfinder, Artur Chindadali,Pfuka Lexile, OMM e Comando Provincial da PRM respectivamente.
Ceremónia que teve lugar no Posto Administrativo da Matola Rio em Boane, que acolheu o VII FÓRUM DE CONCERTAÇÃO DA RESPOSTA MULTISSECTORIAL AO HIV E SIDA, sob lema Qualidade, Visibilidade e Sustentabilidade.

Share.

Leave A Reply