COMISSÃO DE ACLN DE MACOMIA DIVULGA NORMAS DE ACESSO AO FUNDO DA PAZ E RECONCILIAÇÃO NACIONAL.

0

A Comissão Distrital da Associação dos Combatentes da luta de Libertação Nacional ACLN, dirigida por Cosme António Anogua, divulgou 2ª feira, 24 de Agosto, numa reunião havida na sede, daquela organização, as normas de acesso ao fundo da paz e reconciliação nacional disponibilizado pelo governo central, através do ministério dos combatentes.

O Chefe daquela Comissão, Cosme António Anogua disse aos presentes que o fundo da paz e reconciliação nacional destina-se ao financiamento de projectos dos combatentes em montantes de 50 a 300 mil meticais reembolsáveis, para garantir a integração social daquela classe.

Cosme António Anogua, explicou que para os combatentes interessados, terem acesso ao fundo é necessário preencher alguns requisitos por exemplo, um formulário, possuir cartão de combatente, declaração do rendimento mensal, apresentação de documentos pessoais entre outros documentos.

Cosme revelou ainda que os projectos podem ser remetidos em regime individual ou em associação.

ACLN SENSIBLIZA COMBATENTES A CONTRIBUIR 150 METICAIS CADA, PARA CONCLUSÃO DO ALPENDRE.

A Comissão Distrital da Associação dos Combatentes da luta de Libertação Nacional ACLN, esta sensibilizar os combatentes que beneficiam de pensões para contribuírem 150 meticais cada, para conclusão de um novo alpendre daquela agremiação, ora em construção.

O facto foi anunciado na reunião entre parte dos combatentes e aquela comissão realizada na sua sede na última segunda-feira. Esta não é a primeira vez que os combatentes, são convidados a contribuir, valores monetários para certos fins.

Reagindo a este pedido de contribuição para conclusão um novo alpendre daquela agremiação, ora em construção, alguns combatentes que intervieram na ocasião, mostraram-se contra a decisão.
Uns sustentaram que a comissão de ACLN com os secretários de núcleos nas aldeias e bairros, cobraram aos que regularizam processos devolvidos considerável valor monetário e que o mesmo montante deve ser usado para a conclusão daquela obra.

Outros combatentes que se mostra contra contribuição no valor de 150 meticais, disse pediram a divulgação do valor total colectado no processo anterior.

Ainda naquela reunião os combatentes criticaram ainda a suposta cobrança ilícita feita aos que legalizam documentos devolvidos pelo ministério dos combatentes e exigem explicação sobre a alega desvio de fundos verificada no período de André Matuto, ora paralisado por este motivo.

Entretanto, Cosme António Anogua, reagindo a estas e outras inquietações, referiu que algumas questões serão resolvidas quando tomar posse a nova direcção da ACLLN, cujo processo eleitoral será feito no dia 28 de Agosto próximo.
Cosme disse ainda que, o valor da primeira contribuição foi aplica nas obras do alpendre em curso e negou qualquer envolvimento dele e dos secretários dos núcleos no desvio de fundos.

Share.

Leave A Reply