 GOVERNO DO DISTRITO DE BALAMA REALIZA IV SESSÃO ORDINÁRIA.

0

Teve lugar na manhã desta sexta-feira 24 de Abril do ano em curso a realização da quarta sessão ordinária do governo distrital que tinha como principais pontos de agenda, Apresentação e aprovação da síntese da sessão anterior, apresentação do relatório do 1º trimestre de 2015, e o  informe do cumprimento do plano dos 100 dias de governação entre outras.

A sessão ora realisada, foi antecedida com cerimónias de empossamento de quatro chefes de repartições da secretaria Distrital de Balama. Trata-se de GUILHERME QUIVENLOVA designado chefe do gabinete do administrador, MAGIDO URAIBO para o cargo de chefe de repartição e finanças, LÚCIO DOMINGOS NAZÁRIO designado chefe da repartição de planificação e desenvolvimento e MANUEL DA SILVA SEVERINO para o cargo de secretário executivo do Governo do Distrito.

Os empossados manifestaram o seu compromisso de servir fielmente o estado e o povo moçambicano.

Domingos Augusto Jeremias Pedro Hamido chefe da repartição da Administração e função pública, procedeu a leitura do Auto de Posse dos funcionários designados ao cargo de chefia.

Por seu turno, ELSA FERNANDO RODOLFO Administradora do Distrito desejou boas vindas aos novos chefes e lhes recordou uma passagem expressa pelo presidente da república no acto de sua investidura quando disse “O MEU PADRÃO É O POVO” com esta passagem pediu aos empossados maior rigor e vontade de trabalhar para bem servir o povo e a nação moçambicana, saber ouvir e acatar os conselhos dos colegas.

Ao longo do debate dos pontos de agenda desta sessão, foi notado a morocidade do processo de recenseamento dos funcionários da educação no sistema sixtaf, onde foi deichada como recomendação a celeridade do processo de modo a evitar problemas de salários destes funcionários.

Outras recomendações foram deixadas para Serviço Distrital de Actividades Económicas de modo a alargar o processo de multiplicação da rama da batata-doce de polpa alaranjada em todos os postos administrativos.

Os membros do governo distrital pedem ao Serviço Distrital de Saúde Mulher e Acção Social de Balama para criar uma equipa de tecnicos da medicina preventica para poderem deslocar as aldeias para a realização de palestras de saúde como forma de garantir a prática de actos de prevenção de doenças no seio das comunidades.

Os Serviços de Planeamento e Infra-Estrutura deverá alocar depósitos de lixo no maior mercado da sede do distrito para garantir a higiene, e a comissão de saneamento do meio tem como obrigação a calendarização dos dias de limpeza a vila até o último dia do ano em curso.

Estas foram as grandes recomendações que foram deixadas ao longo da quarta sessão ordinária do governo distrital realizada nesta sexta-feira 24 de Abril de 2015.

A governante máxima do governo distrital fez saber aos participantes que está prevista a entrada de dois projectos que poderão contribuir de forma positiva o desenvolvimento do distrito e criação de postos de emprego para os residente desta parcela de Cabo Delgado.

Trata-se de uma empresa de construção de infra-estruturas e mais uma companhia de exploração de grafite que poderá se instalar na zona da aldeia Marica na Localidade de Ntete, para além do Projecto Balama. ELSA administradora do distrito no seu discurso de encerramento endereçou votos de agradecimento aos participantes e de igual modo, desejou bom regresso as proveniências aos chefes dos postos administrativos.

Foram por estas palavras que a administradora do Distrito deu por encerrado os trabalhos da 4ª sessão ordinária do governo distrital realizada nesta sexta-feira 24 de Abril do em curso.

 

Antomane Tauage Sobra

Share.

Leave A Reply