• GOVERNO DE CABO DELGADO ENTREGA TOCHA DA CHAMA DA UNIDADE A VISINHA PROVINCIA DO NIASSA.

0

Depois do lançamento da chama no dia 07 de Abril na aldeia Namatil no Distrito de Mueda, e ter percorrido em 7 dias os 17 distritos de Cabo Delgado, no dia 14 do mês em curso a tocha foi entregue ao governo do Niassa a partir do rio Ruassa local que divide as duas Províncias do norte de Moçambique.

As cerimónias da entrega da tocha foram feitas pelos governadores CELMIRA DA SILVA de Cabo Delgado e ARLINDO CHILUNDO de Niassa, e testemunhado por várias personalidades dos dois governos e dos representantes do Partido Frelimo, assim como da população das duas Províncias num ambiente de muita festa e alegria.

Depois da entrega da tocha da chama, seguiu-se a entrega dos símbolos da República de Moçambique, falo da Bandeira Nacional e do Emblema da República que acompanham a tocha no seu percurso pelo Pais até chegar em Maputo sua última etapa à 25 de Junho do ano em curso.

CELMIRA governadora de Cabo Delgado exprimiu a sua inteira satisfação em ter conservado muito bem a tocha e os símbolos até o momento da entrega ao governo do Niassa.

Por seu turno ARLINDO CHILUNDO governador da província de Niassa assumiu o compromisso de conservar a tocha e os símbolos que acompanham em todo percurso pela província de Niassa.

Na valorização da cultura moçambicana e da tradição do nosso povo, tiveram lugar cerimónias tradicionais dirigidas por uma rainha que representou a província de Cabo Delgado e de um régulo da província do Niassa, onde os dois pediram ADEUS e aos antepassados para que a tocha possa percorrer o pais sem nenhum constrangimento até chegar ao seu destino.

No fim das cerimónias da entrega da tocha da chama da unidade e dos símbolos da República, os órgãos de comunicação da Rádio Moçambique emissor de Cabo Delgado e da R.C.Mpharama, colheram sentimentos da governadora da província Celmira da Silva, onde demonstrou a sua inteira satisfação da forma como foi acolhida a chama em todos os Distrito de Cabo Delgado.

Questionada acerca das obras de construção da estrada Montepuez Ruassa, a governante disse que elas estão em execução, a interrupção tem haver com trabalhos de ajustamento do contracto com vista a ser feito o segundo desembolso para garantir a conclusão das obras.

Estas foram palavras de CELMIRA DA SILVA Governadora da Província de Cabo Delgado falando numa entrevista concedida pelos órgãos de comunicação no fim das cerimónias de entrega da tocha da chama da unidade ao governo de Niassa.

De referir que a tocha da chama da unidade simboliza e fortalece a união dos Moçambicanos e defende a não divisão do pais, pois Moçambique é uno e indivisível.

 

Antomane Tauage Sobra

Share.

Leave A Reply