A propósito do dia do Jornalista Moçambicano

0

Jornalistas de Nampula passaram excelentes momentos pois, ao longo da semana em que a camada de escribas do Pais comemorava mais um ano da sua existência, vários focos de comemoração foram activados e partilhados se não vejamos.

Após ter-se cegado a um consenso, a Direcção Provincial de Educação “cedeu” um dos seus enormes Minibuses e um dos seus prudentes Motoristas para percorrerem ate Nacala Porto, local onde estes vieram se juntar com os de Nacala Porto e cumprirem uma agenda devidamente preenchida em que consistia em fazer visita minuciosa do mais moderno Aeroporto de Pais, situado em Nacala Porto e depois, para um receado almoço oferecido pela edilidade e num dos conceituados hotéis de Nacala. Ao lusco-fusco, o próprio Presidente do Município pude conhecer um por um e numa só palavra, prometer colaborar com a classe e confessou de que já vem feito e pode ainda mais. Deixou implícito também, a sua promessa de oferecer um quarteirão a camada jornalística, no seu espaço Municipal, local onde de igual, haverá espaços reservados para que cada órgão tenha suas sedes pois, ele tem estado consciente de que alguns órgãos de informações trabalham sem instalações próprias.

Depois de 15 minutos de repouso, foi-se ao Porto. Como regem as regras, os visitantes só podiam ter acesso a porta de entrada trajados de um colete reflector e um capacete. E a CDN, entidade acolhedora, providenciou para cada um dos jornalistas e mais uma vez, minuciosamente, desfilou-se no interior do Porto (ver imagens no Facebook de Arlindo Chissale). Todos tiveram a oportunidade de ouvir do Capitão António que o Porto de Nacala recebe em media mensal 27 Navios e tem a capacidade de atender 4 Navios em simultâneo. Contudo, pela força das aguas das chuvas que se fizeram sentir em Moçambique, a linha férrea ficou em causa, estando a estas alturas a receber quase nenhum Navio que queira a posterior, escoar sua happy wheels mercadoria via Ferroviária… Alem disso, o Porto sofre de escoriações ano após ano e a ser assim, já está em reabilitações (Entrevista completa no site: http://www.xirico.caicc.org.mz

Quanto aos visitantes, tinam que voltar no mesmo dia mas ainda em Nacala Porto, estes tiveram o privilegio de testemunhar o processo de votação do Próximo representante do SNJ Provincial, resultados ainda em Standby pois, uma comissão indicada para o efeito, desdobra-se de Distrito para distrito a recolha de votos, numa lista de 14 candidatos.

Neste sábado, dia 11 de Abril, a Autoridade Tributaria foi estragar a festa de Jornalistas, num jogo amigável de futebol 11 ao derrota-los por 5 a 2 mas o Presidente do Município, Rui Chong consolou aos jornalistas de Nacala Porto ao pagar mais um completo e receado jantar no mesmo restaurante e depois, disse-se que pagou com dinheiro do seu bolso, Taxi para que cada Jornalista cegasse a sua casa são e devidamente protegido. Contudo, a presença do mesmo presidente do Município junto do restaurante foi notória onde aceitou tirar inúmeras fotografias, naquele banquete…

E o que é que se diz sobre escribas de Nacala Porto?

Vários entrevistados pela Rádio Comunitária de Nacala acreditam na pujança dos jornalistas locais mas apelam pela aplicabilidade dos mesmos nas áreas Desportivas, e Judiciaria, principalmente.

Outros disseram que Jornalistas de Nacala são caixas de ressonância pois reapresentam factos reportados pelos seus superiores ou subalternos pois, não investigam e ou são preguiçosos e medrosos.

Alguns, foram peremptórios ao acusarem que o Jornalismo em Nacala Porto, cidade em franco desenvolvimento, Jornalistas fazem-se presentes diante das causas a serem reportadas, a é facto que demora-se ou trazem-se factos “descorados” – referiam-se aos da Televisão, sobretudo!

O mesmo Órgão de Comunicação Social entrevistou ao Administrador de Nacala Porto, António Pilale, este que só vê grande parte de Jornalistas ao seu redor a reportarem cíclica e copiosamente, factos de violência ao invés de assuntos de desenvolvimento!

(…)

 Chissale

 

Share.

Leave A Reply