Comunidade do Vinho recebe doação de roupas e de material escolar

0

A comunidade do Vinho, localizada no distrito de Nhamatanda, na província central de Sofala, recebeu recentemente vários itens, entre roupa e material escolar, arrecadados em uma campanha de doação promovida em Portugal ao longo do ano.

Foram entregues 25 calças jeans, vestuário para cerca de 40 bebés recém-nascidos e crianças até aos 3 anos de idade, 150 t-shirts, 40 bonés da Lufthansa, 15 camisas e 20 t-shirts e sapatos para os alunos mais velhos e professores da Escola Primaria Completa do Vinho.

De igual modo, foi doado um conjunto de material escolar constituído por canetas, lápis, borrachas, cadernos, livros didácticos e cerca de cem sacolas escolares.

O donativo foi angariado através de uma iniciativa privada levada a cabo por duas cidadãs portuguesas comprometidas com a solidariedade social das crianças e idosos.

A gincana solidária organizada por Ana Maria Pinto Soares Hoeppner e Margarida Pereira Müller que contou com a colaboração de amigas e colegas do Instituto de Odivelas, colégio onde estudaram e que tinha na altura muitas alunas nascidas em Moçambique, accionou várias empresas e organizações que contribuíram com a dádiva ora canalizada.

Margarida Pereira Müller é escritora e jornalista. Também é empresária com negócios na área de Relações Públicas.

Enquanto que Ana Maria Pinto Soares Hoeppner é aposentada, empresária e técnica de viagens e turismo. No entanto, dedica-se há 15 anos a uma instituição de solidariedade social que tem um lar de idosos e apoia a crianças.

Seu pai foi na década de 40 um dos grandes impulsionadores da então Reserva Nacional da Gorongosa, actual Parque Nacional da Gorongosa (PNG). Residindo na altura na cidade da Beira, o coronel Pinto Soares e sua família, visitavam regularmente esta área de conservação.

Recebeu com júbilo as notícias de restabelecimento do PNG dos efeitos da Guerra Civil terminada em 1992, pelo Projecto de Restauração da Gorongosa, através dos contactos mantidos com o director do Departamento de Comunicação, Vasco Galante, a partir de princípios de 2008.

Desde desse tempo, interessou-se pelas acções do desenvolvimento das populações à volta da Zona Tampão do Parque levadas a cabo pelo Projecto de Restauração da Gorongosa, sobretudo em Vinho.

Foi neste contexto, que iniciou a acção de angariação de donativos para ajudar as crianças e mães jovens daquela povoação junto de fontes privadas e de empresas de confecção que colaboram com campanhas de solidariedade.

As estruturas da autoridade comunitária da região beneficiária e da direcção da EPC do Vinho através de uma carta conjunta endereçada às mentoras da obra de caridade agradeceram “a nobre iniciativa de doação a Moçambique e em particular do Vinho”, pois esse apoio supriu algumas necessidades de uma parte das pessoas da comunidade. Igualmente agradeceram ao Vasco Galante na qualidade de intermediário da doação.

A viagem para Moçambique há muito ansiada e a visita ao PNG, um paraíso inusitado de quem Ana Maria Pinto Soares Hoeppner tem muita paixão, foram vividas com muita emoção.

Carlitos Sunza
Departamento de Comunicação do PNG

Share.

Leave A Reply