 O PAÍS CELEMBRA O 50º ANIVERSÁRIO DAS FORÇAS ARMADAS DA DEFESA DE MOÇAMBIQUE

0

O povo Moçambicano Celebra nesta quinta-feira em todo o País o 25 de Setembro de 2014, o dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique que neste ano completa 50 anos.

A luta armada para a libertação do Homem e da terra que durou 10 anos, foi iniciada à 25 de Setembro de 1964 no Posto Administrativo de Chai no Distrito de Macomia, Província de Cabo Delgado, tendo culminado com a Independência total e Completa à 25 de Junho de 1975, em resultado das negociações entre a Frelimo e o Governo Portugues.

Em Balama, tiveram lugar cerimónias de deposição de coroa de flores na praça da Independência, leitura de mensagem do Partido Frelimo e da Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional (ACLLN), apresentação de grupos culturais para alem do comício popular dirigido pela Administradora do Distrito ELSA FERNANDO RODOLFO.

As mensagens apresentadas pela Frelimo e ACLLN, falam da importância que esta data tem na história do Povo Moçambicano, assim como das fases da guerra que culminaram com a proclamação da Independência Nacional.

Por seu turno, ELSA FERNANDO RODOLFO Administradora do Distrito, na sua intervenção, saudou a população de Balama e falou do signifido da data e da importância que tem para os Moçambicanos.

Ainda no seu discurso, ELSA apelou aos Moçambicanos emparticular aos Balamenses para fazerem da campanha eleitoral um momento de festa e que todos exersam massivamente o seu direito sívico no sulfragil eleitoral de 15 de Outubro proximo.

A Frelimo considera que a Unidade Nacional relança os Moçambicanos para os desafios do presente na consolidação da cultura de paz, de trabalho, da probreza, na elevação da auto – estima e promoção do bem estar social.

Ainda a Frelimo, exorta aos Moçambicanos para fazer desta data um momento de reflexão e de busca de soluções para a contínua edificação do Estado, mantendo o espírito da Unidade Nacional e de amor a Pátria. De igual modo, apela para uma participação massíva nas eleições gerais de 15 de Outubro do ano em curso.

 

Por: Antomane Tauage Sobra

Balama zona sul de Cabo Delgado

Share.

Leave A Reply