POPULAÇÃO DA ALDEIA MUAPÉ BENEFICIA DE OBRAS DE CONSTRUÇÃO DE UM CENTRO DE SAÚDE

0

Tiveram lugar na manhã desta quinta-feira 18 de Setembro do ano em curso, cerimónias de lançamento da primeira pedra das obras de construção de raiz de um centro de saúde ba Aldeia Muapé na Localidade de Ntete.

A construção desta infraestrutura está inserida na expansão destes serviços nas comunidades, isso no cumprimento do plano quinquenal do Governo que visa incurtar as distâncias da população para chegar à uma unidade sanitária.

Com a implantação deste centro de saúde na aldeia Muapé, a comunidade daquela divisão administrativa já respira de alívio do sofrimento que estavam sujeitos de percorrer 30km para consequir cuidados sanitários no maior centro de saúde na sede do Distrito de Balama, noutras vezes caminhavam 20km para chegar ao centro de saúde no Posto Administrativo de Mapupulo no visinho Distrito de Montepuez.

De referir que as cerimonias de lançamento das obras, foi dirigido pela Administradora do Distrito ELSA FERNANDO RODOLFO e testemunhadas pela Directora do Serviço Distrital de Saúde Mulher e Acção Social de Balama JACINTA JACOB, o Director do Serviço de Planeamento e Infraestrutura COUTINHO NHAMAHANGO, líderes comunitários e uma parte da população.

No acto de lançamento da Primeira pedra, tiveram lugar cerimónias tradicionais que foram dirigidas pelo régulo MUALIA e seus acompanhantes, onde pediram ADEUS e os defundos para que a execução das obras tenha susseço e não se registe acidentes de serviço.

Por se turno, ELSA FERNENDO RODOLFO Administradora do Distrito, ao usar da palavra, falou da importância da construção daquela infraestrutura naquela aldeia, pois na sua óptica, o Governo já esta a resolver mais uma preocupção da sua comunidade e apelou a população no sentido de prestarem o apoio necessário para o sucesso das obras.

As obras estão orçadas num montante de 8.772.000,00Mt, que para além do hospital, está incluso a construção de duas residências do tipo 2 para os enfermeiros.

De referir que as mesmas estão sendo executadas pela empresa MONTE COL de MANSUR CASSAMO, e foram herquidas numa distância de 2km da Aldeia e tem o prazo de 6 meses úteis.

 

Por Antomane Tauage Sobra – 18.09.2014

Share.

Leave A Reply