CRIANÇAS COM IDADE ESCOLAR NA ALDEIA 19 DE OUTUBRO DEDICAM-SE A VENDA DE MANDIOCA

0

Crianças com idade escolar dedicam-se a venda de mandioca e outros bens na sua maioria de pronto consumo em detrimento das aulas na aldeia 19 de Outubro distrito de Quissanga em Cabo Delgado. É uma cena de cada dia, logo as manhãs são vistas crianças com molhos de mandioca a se dirigirem a estacão namorando os passageiros que por ali passam para vários destinos.

Saide Armando Sicale, residente da aldeia 19 de Outubro disse que a maior parte dos menores que ali vendem estão viciados pelo dinheiro por isso não acatam as decisões dos pais e encarregados de educação. Por sua vez Consequência Abudo outro residente daquela aldeia afirmou muitos professores abusam excessivamente o álcool, sendo este um dos motivos da fraca participação das crianças as aulas.

No dia 3 de Setembro a Reportagem da Rádio Nacedje que se deslocou a Escola primaria 19 de Outubro apurou que no presente ano foram matriculados 22 alunos da 1ª 6 classe, leccionados por 8 professores. As salas são de construção precária e há falta de carteiras. No momento foi notória ausência de alunos na escola, uma das turmas da 1 classe tinha na altura apenas 4 alunos na sala de aulas.

 

Por: Amade Abubacar – 18-9-2014

Share.

Leave A Reply