Ensino secundário longe das crianças em Mecua distrito de Meconta.

0

A falta de uma escola secundária na localidade de Mecua, posto administrativo de Corrane no distrito de Meconta contribui sobremaneira para os casamentos prematuros naquela zona.

A notícia foi anunciada recentemente pela chefe daquela localidade, Olga Ussene Aiuba numa entrevista que concedeu a nossa equipa de reportagem.

Ussene, disse que a situação não só preocupa os pais e encarregados de educação bem como ao governo local, pois o numero de casamentos prematuros está aumentando, uma vez que as crianças depois de concluir o nível primário não conseguem integrar – se no ensino secundário devido ausência do ensino secundário na região.

Aquela governante, disse mais que para ter acesso a uma escola secundária os graduados do nível primário daquela zona são sujeitos a percorrerem distâncias que variam entre 25, 30 e 50 quilómetros para Nametil, Corrane – sede e Nampula respectivamente.

Devido a essas distâncias e com a situação financeira da população daquela zona, uma vez que a sua maioria sobrevive da agricultura, não tem sido fácil os seus educandos continuarem com os estudos depois de concluírem a 7ª classe, facto que carece de uma especial atenção por parte do governo.

Por: Mussa Albino

Share.

Leave A Reply